Como preencher o escalonamento de comparação binaria

Os métodos de avaliação de cargos podem ter caráter não quantitativos ou quantitativos. No entanto, antes de decididos, é aconselhado uma análise cuidadosa e voltada para cada empresa.

O método não quantitativo se subdivide em escalonamento de cargos e categorias predeterminadas.

O escalonamento é uma métrica de diferentes formas de aplicação. A primeira delas é o escalonamento simples. Uma forma menos complicada, caracterizada pela análise isolada realizada durante a reunião do comitê que, em consenso, fazem o escalonamento do cargo. A segunda é a comparação binária que possibilita fazer um paralelo entre os pares de cargos com o objetivo de hierarquizar eles. A terceira forma é a comparação binária pontuada. A essência é a mesma da segunda forma apenas com a alteração da soma ou subtração de pontos que são atribuídos durante a análise.

Já o método de categorias predeterminadas, conhecido também como método por graus determinados, utiliza a definição interna das categorias como, por exemplo, o grau 1 seria “pouco qualificado”, o grau 2 seria “qualificado”, e o grau 3 “especializado”. Esses são graus que crescem de acordo com a elevação da complexidade para então o comitê avaliar o resultado desses graus e chegar em um consenso.

O método quantitativo também se subdivide em duas métricas: a comparação por fatores e a avaliação por pontos.

A comparação aborda requisitos mentais e físicos, competências e habilidades, além de responsabilidades e condições de trabalho. O objetivo é estabelecer valores de acordo com elementos como esses. Já a avaliação por pontos é um método de análise onde esse valor corresponde a uma tabela interna de pontos. Ela consiste em atribuir valores aos fatores e depois ver qual ou quais tiveram maior pontuação. Essa é uma forma de fazer a classificação mediante o grau de relevância.

De acordo com Pontes (2011), desses dois métodos, o quantitativo é aquele que assegura mais precisão quanto aos resultados apesar de sua aplicação um pouco mais complexa.

A combinação e aplicação desses métodos pode ser árdua, mas é ela que faz o melhor direcionamento das equipes em uma organização. E agora que você já entendeu o que está por trás da avaliação e classificação dos cargos, já está na hora de saber como colocar a mão na passa. Confira no tópico a seguir!

UNIP – Universidade Paulista Cursos Superiores de Tecnologia Administração de Cargos e Salários MÉTODO: ESCALONAMENTO COMPARAÇÃO BINÁRIA Ribeirão preto 2013 UNIP – Universidade Paulista Cursos Superiores de Tecnologia Administração de Cargos e Salários MÉTODO: ESCALONAMENTO COMPARAÇÃO BINÁRIA INGRID MICHELE DE OLIVEIRA PRISCILA DAIANE SERNADA REGIANE T. MILANI ROSA CASSIA DOS SANTOS TATIANE BELA RA: B25214-6 RA: B34812-7 RA: B300AF-2 RA: B27DJD-1 RA: C280IF-0 Curso: Gestão Recursos Humanos Docente: Prof. João Carlos Briquezi Semestre: 3° Ribeirão preto 2013 CATEGORIA 1 2 3 4 5 6

DESCRIÇÃO DA CATEGORIA Ensino fundamental completo, experiência de até 6 meses, atividades simples e rotineiras Ensino médio

…exibir mais conteúdo…

24 COMPRADOR 3 Ensino técnico/profissionalizante, experiência de 1 ano, atividades de média complexidade. 25 MOTORISTA 1 Ensino fundamental completo, experiência de até 6 meses, atividades simples e rotineiras 26 PROJETISTA 5 Ensino superior completo, experiência de mais de 2 anos, atividades complexas. 27 CONSULTOR / ASSISTENTE COMERCIAL DE VENDAS 4 Ensino superior completo, experiência de 1 a 2 anos, atividades de média complexidade. 28 ANALISTA / ASSISTENTE CONTÁBIL 4 Ensino superior completo, experiência de 1 a 2 anos, atividades de média complexidade. 29 ADVOGADO 5 Ensino superior completo, experiência de mais de 2 anos, atividades complexas. 30 ANALISTA / ASSINTENTE RECURSOS HUMANOS 4 Ensino superior completo, experiência de 1 a 2 anos, atividades de média complexidade. 31 RECEPCIONISTA 2 Ensino médio completo, experiência de 6 meses a 1 ano, atividades simples e rotineiras. 32 AUXILIAR ADMINISTRATIVO 3 Ensino técnico/profissionalizante, experiência de 1 ano, atividades de média complexidade. 33 GERENTE DE INFORMATICA 5 Ensino superior completo, experiência de mais de 2 anos, atividades complexas. 34 SUPERVISOR FINANCEIRO 5 Ensino superior completo, experiência de mais de 2 anos, atividades complexas. 35 SUPERVISOR FISCAL

5


Por: carminha22  •  12/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 3

1. Avalie os cargos descritos abaixo pelo método escalonamento através comparação binária pontuada (simular o consenso do comitê).

Cargo comparado

Lubrificador

Mecânico

Plainador

Montador

Borracheiro

Pontos

Graus

Lubrificador

X

-

-

-

-

0

1

Mecânico

+

X

+

+

+

4

5

Plainador

+

-

X

+

+

3

3

Montador

+

-

-

X

+

2

2

Borracheiro

-

-

-

-

X

0

1

Consenso do comitê

Cargo

Avaliador A

Avaliador B

Avaliador C

Avaliador D

Avaliador E

   Graus

Lubrificador

1

1

1

1

2

1

Mecânico

5

5

5

5

5

5

Plainador

2

2

3

3

3

3

Montador

1

2

2

3

         2

2

Borracheiro

1

2

1

1

1

1

Hierarquia de cargos

Mecânico

Plainador

Montador

Lubrificador e borracheiro  

2. Avalie os cargos descritos abaixo pelo método de pontos.

Cargo

Instrução

Grau

Responsab

Grau

Exp

Grau

Compl.

Grau

Total

Aux adm

10%

I

30%

II

10%

I

50%

I

100%

Secretaria exec.

20%

II

40%

II

20%

II

20%

III

100%

Aux Contab

10%

I

30%

II

10%

I

50%

I

100%

Contador

30%

III

40%

III

20%

III

10%

III

100%

Aux Fat.

10%

I

30%

II

10%

I

50%

I

100%

Grau III –

Tarefas complexas e especializadas, regidas pelo conhecimento formal de práticas administrativas amplas além de implicar responsabilidade de planejar organizar e conduzir equipes

Orienta equipe na execução de trabalhos especializados.

Cargos que exigem formação superior,

É exigida experiência de mais de 5 anos Tarefas muito complexas, especializadas e que implicam responsabilidade de planejar, organizar e/ou conduzir equipes.

Grau II -

Tarefas variadas e com padrões de especialização que envolvem a aplicação de procedimentos administrativos pouco diversificados.

Recebe supervisão direta e orientação para a solução de situações mais difíceis.

É exigida experiência de 2 anos

Grau I –

Tarefas variadas, porém rotineiras, que envolvem a aplicação de procedimentos padronizados, observados os limites estabelecidos pelas normas internas.

Recebe supervisão direta e acompanhamento na execução das tarefas mais difíceis.

As tarefas são conferidas ao seu final

Fator

membros do comitê

Ponderação final

Membro A

Membro  B

Membro C

Instrução

20

30

20

23,33

Experiência

50

30

40

40

Responsabilidade

20

30

30

26,66

Complexidade

10

10

10

10

Total

100

100

100

100

Hierarquia

Contador

Secretária Executiva

Auxiliares Adm – Contabilidade – Faturamento

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Ler documento completo Salvar