Como fazer gráficos comparativos no excel 2013

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 06h01

A leitora Yasmim entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como pode criar gráficos no Excel, que comparem resultados de anos diferentes. Veja como fazer isso no passo a passo abaixo (ou baixe o arquivo pronto e substitua os dados).

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para , que ela pode ser respondida.

1. Abra o Excel e crie uma tabela semelhante à da imagem. Serão utilizados os anos de 2012 e 2013 como exemplo. Os valores arrecadados em vendas de uma empresa fictícia também serão usados, para exemplificar o processo.

2. Depois de criada a tabela, é hora de fazer o gráfico comparativo. Selecione os dados dos meses e dos anos, como feito na imagem. Clique em “Inserir” e escolha um modelo. No exemplo, optamos por gráficos de coluna em 2D.

3. Pronto, o gráfico está pronto. Para ler detalhes de cada coluna, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o dado desejado. Se quiser alterar as cores das colunas rapidamente, clique próximo ao centro do gráfico e escolha a opção “Design” na barra de ferramentas. Opções de colunas com outras cores aparecerão para serem modificadas automaticamente.

4. Se achar que o intervalo entre os valores da coluna vertical estão muito longos ou muito próximos, é possível alterá-los. Clique com o botão direito na coluna indicativa e vá a “Formatar Eixo”.

5. Na janela que abre, acesse a aba “Opções de Eixo” e altere a unidade principal de “Automático” para “Fixo”. Digite o valor desejado de intervalo entre os dados. No exemplo, foi alterado de 100 para 25.

6. Observe que os dados foram alterados automaticamente no gráfico. Novas linhas foram adicionadas ao desenho. 

Você já desejou fazer um gráfico com o crescimento de suas vendas ou qualquer outra atividade comparativa? Pois bem, veja como é simples realizar esta tarefa no Excel, bastando, apenas, poucos cliques.

Além da sua infinidade de ferramentas, o Excel possui, em sua caixa de gráficos, uma vasta quantia a nossa disposição, desde gráficos em forma de pizza, colunas, linhas, entre outros. Agora, portanto, faremos um gráfico de crescimento, relacionando vendas realizadas por um vendedor nos primeiros seis meses dos anos de 2012 e 2013, realizando um comparativo entre estas. Para isto, proceda conforme se segue:

1- Disponha os dados em uma planilha do Excel.

2- Marque todos os dados e localize, na aba Inserir, a opção Linhas, no quadro Gráficos; após, selecione o primeiro estilo de gráfico, na lista de Linhas 2D.

3- Esta ação lhe retornará um gráfico onde a sequência das vendas dos dois anos irão estar tracejadas, possibilitando um comparativo dos dois meses.

4- Na aba Design, você pode realizar a troca de cores das linhas e demais formatações do gráfico; tanto como efetuar a troca do estilo gráfico.

5- Para mudarmos o estilo do gráfico, basta selecionar Alterar Tipo de Gráfico e escolher o desejado. Escolheremos, por exemplo, o gráfico cilindro 3D.

Obs.: Nem todos os estilos de gráfico que você escolher irão lhe retornar os dados transpostos corretamente, isso deve-se ao fato de que alguns gráficos possuem uma padronização requerida na disposção de seus dados.

6- E veja o resultado, agora você pode efetuar todas as formatações desejadas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Hoje, iremos aprender como criar um gráfico com dois eixos no Excel para comparar valores. A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico no excel.

Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna Venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou. Agora iremos apresentar os dados das Vendas e da Inadimplência no mesmo gráfico para comparar os valores. Vamos aos passos:

Passo 1:

Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013


Tabela 1

Passo 2:

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013

Criação do gráfico

Passo 3:

O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013


Gráfico 1

Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013


Gráfico 2

Passo 4:

Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013

Eixo Secundário

Passo 5:Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013

Alteração do gráfico

Passo 6:

Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013

Gráfico com dois eixos Y

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Como fazer gráficos comparativos no excel 2013