Como comparar 2 tabelas no excel

Índice

Assistir ao vídeo - Como comparar duas planilhas do Excel para verificar as diferenças

Comparar dois arquivos do Excel (ou comparar duas planilhas no mesmo arquivo) pode ser complicado, pois uma pasta de trabalho do Excel mostra apenas uma planilha por vez.

Isso se torna mais difícil e sujeito a erros quando você tem muitos dados que precisam ser comparados.

Felizmente, existem alguns recursos interessantes no Excel que permitem abrir e comparar facilmente dois arquivos do Excel.

Neste tutorial do Excel, vou mostrar várias maneiras de compare dois arquivos (ou planilhas) Excel diferentes e verifique se há diferenças. O método que você escolher dependerá de como seus dados são estruturados e do tipo de comparação que você está procurando.

Vamos começar!

Compare duas planilhas do Excel em arquivos separados do Excel (lado a lado)

Se você deseja comparar dois arquivos separados do Excel lado a lado (ou duas planilhas na mesma pasta de trabalho), há um recurso embutido no Excel para fazer isso.

É o Ver lado a lado opção.

Isso é recomendado apenas quando você tem um pequeno conjunto de dados e a comparação manual desses arquivos provavelmente consome menos tempo e está sujeita a erros. Se você tiver um grande conjunto de dados, recomendo usar o método condicional ou o método de fórmula abordado posteriormente neste tutorial.

Vamos ver como usar isso quando você tiver que comparar dois arquivos separados ou duas planilhas no mesmo arquivo.

Suponha que você tenha dois arquivos para dois meses diferentes e deseja verificar quais valores são diferentes nesses dois arquivos.

Por padrão, quando você abre um arquivo, é provável que ocupe toda a tela. Mesmo se você reduzir o tamanho, sempre verá um arquivo do Excel no topo.

Com a opção de visualização lado a lado, você pode abrir dois arquivos e organizá-los horizontalmente ou verticalmente. Isso permite que você compare facilmente os valores sem alternar para frente e para trás.

Abaixo estão as etapas para alinhar dois arquivos lado a lado e compará-los:

  1. Abra os arquivos que deseja comparar.
  2. Em cada arquivo, selecione a planilha que deseja comparar.
  3. Clique na guia Exibir
  4. No grupo do Windows, clique na opção ‘Exibir lado a lado’. Isso se torna disponível apenas quando você tem dois ou mais arquivos do Excel abertos.

Assim que você clicar na opção Exibir lado a lado, o Excel organizará a pasta de trabalho horizontalmente. Ambos os arquivos ficarão visíveis e você está livre para editar / comparar esses arquivos enquanto são organizados lado a lado.

Caso queira organizar os arquivos verticalmente, clique na opção Organizar Todos (na aba Visualizar).

Isso abrirá a caixa de diálogo ‘Organizar janelas’, onde você pode selecionar ‘Vertical’.

Neste ponto, se você rolar para baixo em uma das planilhas, a outra permanecerá como está. Você pode alterar isso para que, ao rolar em uma folha, a outra também role ao mesmo tempo. Isso torna mais fácil fazer uma comparação linha por linha e detectar quaisquer diferenças.

Mas para fazer isso, você precisa habilitar Rolagem síncrona.

Para habilitar a rolagem síncrona, clique na guia Exibir (em qualquer uma das pastas de trabalho) e, a seguir, clique na opção Rolagem síncrona. Este é um botão de alternância (se quiser desligá-lo, basta clicar nele novamente).

Comparando várias planilhas em arquivos Excel separados (lado a lado)

Com a opção ‘Exibir lado a lado’, você só pode comparar dois arquivos Excel de uma vez.

Caso você tenha vários arquivos do Excel abertos, ao clicar na opção Exibir lado a lado, será exibida uma caixa de diálogo ‘Comparar lado a lado’, onde você pode escolher qual arquivo deseja comparar com a pasta de trabalho ativa.

Caso você queira comparar mais de dois arquivos de uma vez, abra todos esses arquivos e clique na opção Organizar todos (está na guia Visualizar).

Na caixa de diálogo Organizar janelas, selecione Vertical / Horizontal e clique em OK.

Isso organizará todos os arquivos do Excel abertos na ordem selecionada (vertical ou horizontal).

Compare duas planilhas (lado a lado) na mesma pasta de trabalho do Excel

Caso queira comparar duas planilhas separadas na mesma pasta de trabalho, você não pode usar o recurso Exibir lado a lado (pois funciona apenas para arquivos Excel separados).

Mas você ainda pode fazer a mesma comparação lado a lado.

Isso é possibilitado pelo ‘Novo recurso do Windows no Excel, que permite abrir duas instâncias na mesma pasta de trabalho. Depois de abrir duas instâncias, você pode organizá-las lado a lado e compará-las.

Suponha que você tenha uma pasta de trabalho do Excel com duas planilhas para dois meses diferentes (janeiro e fevereiro) e deseja compará-las lado a lado para ver como as vendas por loja mudaram:

Abaixo estão as etapas para comparar duas planilhas no Excel:

  1. Abra a pasta de trabalho que contém as planilhas que você deseja comparar.
  2. Clique na guia Exibir
  3. No grupo Janela, clique na opção ‘Nova janela’. Isso abre a segunda instância da mesma pasta de trabalho.
  4. Na guia ‘Exibir’, clique em ‘Organizar tudo’. Isso abrirá a caixa de diálogo Organizar janelas
  5. Selecione ‘Vertical’ para comparar os dados nas colunas (ou selecione Horizontal se quiser comparar os dados nas linhas).
  6. Clique OK.

As etapas acima organizariam ambas as instâncias da pasta de trabalho verticalmente.

Nesse momento, ambas as pastas de trabalho teriam a mesma planilha selecionada. Em uma das pastas de trabalho, selecione a outra planilha que deseja comparar com a planilha ativa.

Como é que isso funciona?

Quando você clica em Nova janela, ela abre a mesma pasta de trabalho novamente com um nome ligeiramente diferente. Por exemplo, se o nome da pasta de trabalho for ‘Teste’ e você clicar em Nova janela, a pasta já aberta será nomeada ‘Teste - 1’ e a segunda instância como ‘Teste - 2’.

Observe que ainda são a mesma pasta de trabalho. Se você fizer qualquer alteração em qualquer uma dessas pastas de trabalho, isso se refletirá em ambas.

E quando você fecha qualquer instância do arquivo aberto, o nome volta ao original.

Você também pode ativar a rolagem síncrona se desejar (clicando na opção ‘Rolagem síncrona’ na guia ‘Visualizar’)

Compare duas planilhas e destaque as diferenças (usando formatação condicional)

Embora você possa usar o método acima para alinhar as pastas de trabalho e percorrer manualmente os dados linha por linha, não é uma boa maneira caso você tenha muitos dados.

Além disso, fazer esse nível de comparação manualmente pode levar a muitos erros.

Portanto, em vez de fazer isso manualmente, você pode usar o poder da Formatação Condicional para destacar rapidamente quaisquer diferenças nas duas planilhas do Excel.

Este método é realmente útil se você tiver duas versões em duas planilhas diferentes e quiser verificar rapidamente o que mudou.

Observe que você NÃO PODE compare duas planilhas em pastas de trabalho diferentes.

Como a Formatação Condicional não pode se referir a um arquivo Excel externo, as planilhas que você precisa comparar precisam estar na mesma pasta de trabalho do Excel. Caso não sejam, você pode copiar uma planilha do outro arquivo para a pasta de trabalho ativa e, em seguida, fazer essa comparação.

Para este exemplo, suponha que você tenha um conjunto de dados conforme mostrado abaixo para dois meses (janeiro e fevereiro) em duas planilhas diferentes e deseja comparar rapidamente os dados nessas duas planilhas e verificar se os preços desses itens mudaram ou não.

Abaixo estão as etapas para fazer isso:

  1. Selecione os dados na planilha onde você deseja destacar as alterações. Como desejo verificar como os preços mudaram de janeiro a fevereiro, selecionei os dados na planilha de fevereiro.
  2. Clique na guia Home
  3. No grupo Estilos, clique em ‘Formatação Condicional’
  4. Nas opções que aparecem, clique em ‘Nova Regra’
  5. Na caixa de diálogo ‘Nova regra de formatação’, clique em ‘Usar uma fórmula para determinar quais células formatar’
  6. No campo de fórmula, insira a seguinte fórmula: = B2Jan! B2
  7. Clique no botão Formatar
  8. Na caixa de diálogo Formatar células que aparece, clique na guia "Preencher" e selecione a cor na qual deseja destacar os dados incompatíveis.
  9. Clique OK
  10. Clique OK

As etapas acima destacariam instantaneamente quaisquer alterações no conjunto de dados em ambas as planilhas.

Como é que isso funciona?

A formatação condicional destaca uma célula quando a fórmula fornecida para essa célula retorna um VERDADEIRO. Neste exemplo, estamos comparando cada célula em uma planilha com a célula correspondente na outra planilha (feito usando o operador diferente de na fórmula).

Quando a formatação condicional encontra alguma diferença nos dados, ela destaca isso na planilha de Jan (aquela na qual aplicamos a formatação condicional.

Observe que usei referência relativa neste exemplo (A1 e não $ A $ 1 ou $ A1 ou A $ 1).

Ao usar esse método para comparar duas planilhas no Excel, lembre-se do seguinte;

  • Este método é bom para identificar diferenças rapidamente, mas você não pode usá-lo continuamente. Por exemplo, se eu inserir uma nova linha em qualquer um dos conjuntos de dados (ou excluir uma linha), os resultados serão incorretos. Assim que eu inserir / excluir a linha, todas as linhas subsequentes serão consideradas diferentes e destacadas de acordo.
  • Você só pode comparar duas planilhas no mesmo arquivo Excel
  • Você só pode comparar o valor (não a diferença na fórmula ou formatação).

Compare dois arquivos / planilhas do Excel e obtenha as diferenças usando a fórmula

Se você está interessado apenas em comparar e identificar rapidamente as diferenças entre duas planilhas, pode usar uma fórmula para buscar apenas os valores que são diferentes.

Para este método, você precisará ter uma planilha separada onde você pode buscar as diferenças.

Este método funcionaria se você quiser comparar duas planilhas ou planilhas separadas do Excel na mesma pasta de trabalho.

Deixe-me mostrar um exemplo em que estou comparando dois conjuntos de dados em duas planilhas (na mesma pasta de trabalho).

Suponha que você tenha o conjunto de dados conforme mostrado abaixo em uma planilha chamada Jan (e dados semelhantes em uma planilha chamada Feb) e deseja saber quais valores são diferentes.

Para comparar as duas planilhas, primeiro insira uma nova planilha (vamos chamar esta planilha de ‘Diferença’).

Na célula A1, insira a seguinte fórmula:

= IF (Jan! A1Fev! A1, "Jan Value:" & Jan! A1 & CHAR (10) & "Fev Value:" & Fev! A1, "")

Copie e cole esta fórmula para um intervalo de forma que abranja todo o conjunto de dados em ambas as planilhas. Como tenho um pequeno conjunto de dados, só copiarei e colarei essa fórmula no intervalo A1: B10.

A fórmula acima usa uma condição IF para verificar as diferenças. Caso não haja diferença de valores, ele retornará em branco e, caso haja diferença, retornará os valores de ambas as planilhas em linhas separadas na mesma célula.

O bom desse método é que ele apenas mostra as diferenças e mostra exatamente qual é a diferença. Neste exemplo, posso ver facilmente que o preço nas células B4 e B8 são diferentes (assim como os valores exatos nessas células).

Compare dois arquivos / planilhas do Excel e obtenha as diferenças usando o VBA

Se você precisa comparar arquivos ou planilhas do Excel com frequência, é uma boa ideia ter um código VBA de macro do Excel pronto e usá-lo sempre que precisar fazer a comparação.

Você também pode adicionar a macro à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para que possa acessar com um único botão e saber instantaneamente quais células são diferentes em diferentes arquivos / planilhas.

Suponha que você tenha duas planilhas Jan e Fev e deseja comparar e destacar as diferenças na planilha Jan, você pode usar o código VBA abaixo:

Sub CompareSheets () Dim rngCell As Range Para Cada rngCell In Worksheets ("Jan"). UsedRange If Not rngCell = Worksheets ("Feb"). Cells (rngCell.Row, rngCell.Column) Then rngCell.Interior.Color = vbYellow End If Next rngCell End Sub

O código acima usa o loop For Next para percorrer cada célula na planilha de Jan (todo o intervalo usado) e o compara com a célula correspondente na planilha de fevereiro. Caso encontre uma diferença (o que é verificado usando a instrução If-Then), ele destaca essas células em amarelo.

Você pode usar este código em um módulo regular no Editor VB.

E se você precisar fazer isso com frequência, é melhor salvar este código na pasta de trabalho Macro pessoal e, em seguida, adicioná-lo à barra de ferramentas de acesso rápido. Dessa forma, você poderá fazer essa comparação com um clique de um botão.

Aqui estão as etapas para obter a Pasta de trabalho macro pessoal no Excel (ela não está disponível por padrão, então você precisa ativá-la).

Aqui estão as etapas para salvar este código na pasta de trabalho macro pessoal.

E aqui você encontrará as etapas para adicionar este código de macro ao QAT.

Usando uma ferramenta de terceiros - Comparador XL

Outra maneira rápida de comparar dois arquivos do Excel e verificar correspondências e diferenças é usar uma ferramenta gratuita de terceiros, como o XL Comparator.

Esta é uma ferramenta baseada na web onde você pode carregar dois arquivos Excel e criar um arquivo de comparação que terá os dados que são comuns (ou dados diferentes com base na opção que você selecionou.

Suponha que você tenha dois arquivos com conjuntos de dados de clientes (como nome e endereço de e-mail) e deseja verificar rapidamente quais clientes estão no arquivo 1 e não no arquivo 2.

Abaixo está como você compara dois arquivos Excel e cria um relatório de comparação:

  1. Abra //www.xlcomparator.net/
  2. Use a opção Escolher arquivo para fazer upload de dois arquivos (o tamanho máximo de cada arquivo pode ser 5 MB)
  3. Clique no botão Avançar.
  4. Selecione a coluna comum em ambos os arquivos. A ferramenta usará esta coluna comum para procurar correspondências e diferenças
  5. Selecione uma das quatro opções, se deseja obter dados correspondentes ou dados diferentes (com base no Arquivo 1 ou Arquivo 2)
  6. Clique em Avançar
  7. Baixe o arquivo de comparação que terá os dados (com base na opção que você selecionou na etapa 5)

Abaixo está um vídeo que mostra como funciona a ferramenta XL Comparator.

Uma preocupação que você pode ter ao usar uma ferramenta de terceiros para comparar arquivos do Excel é sobre a privacidade. Se você tem dados confidenciais e a privacidade é realmente importante para isso, é melhor usar os outros métodos mostrados acima. Observe que o site XL Comparator menciona que eles excluem todos os arquivos após 1 hora de fazer a comparação.

Estes são alguns dos métodos que você pode usar para comparar dois arquivos Excel diferentes (ou planilhas no mesmo arquivo Excel). Espero que você tenha achado este tutorial do Excel útil.

Última postagem

Tag