Cnh popular do detran pe

A Carteira de Habilitação é um desejo de quase todas as pessoas que completam a maioridade, muito mais do que apenas um documento que lhe habita a dirigir automóveis, a CNH traz autonomia e independência para aqueles que a possuem. Hoje, é existente a CNH Social Pernambuco 2022 – uma Carteira de Habilitação totalmente gratuita.

A CNH Social, é a oportunidade perfeita para aqueles que querem fazer sua documentação e são de baixa renda, já que o programa abrange essas pessoas, vamos conhecer um pouco sobre como funciona?

Como citado anteriormente, a CNH Social tem como público alvo jovens de baixa renda, e é uma iniciativa do Serviço Social de Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, que tem como objetivo conceder a primeira habilitação buscando ampliar a empregabilidade e qualificá-los para o mercado de trabalho. 

Como funciona a CNH Social Pernambuco 2022?

Todos os benefícios possuem pré requisitos, e com a CNH Social Pernambuco 2022 isso não é diferente, o Detran PE é o responsável por definir quais são aqueles que tem direito a participar do benefício, são são eles:

  • Idade mínima igual ou superior a 18 anos;
  • Egressos do sistema penitenciário
  • Participantes do Programa Bolsa Família e Chapéu de Palha;
  • Pessoas que estão sem trabalho formal;
  • Alunos dos níveis fundamental e médio de instituições estaduais;
  • Profissionais com remuneração de até dois salários mínimos;
  • Estudantes da rede estadual com destaque no ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio.

Documentação Necessária para a CNH Social

Para realizar a inscrição no programa de CNH Social Pernambuco 2022 oferecido pelo Detran PE, é necessário separar alguns documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho pessoas e dos demais pertencentes ao núcleo familiar;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de nascimento das crianças ou dos membros familiares que não possuem RG;
  • Histórico escolar dos estudantes que possuem interesse em se inscrever no programa.

Como se inscrever na CNH Social Pernambuco?

A inscrição é realizada no site oficial do Detran PE. A divulgação do período de inscrição ocorre nas redes sociais e no próprio site. E quando a CNH Social Pernambuco 2022 estiver com as inscrições abertas siga as instruções:

  • Acesse o site oficial do Detran PE;
  • Selecionar “CNH Social”, clicando na opção que oferece a inscrição;
  • Preencher os dados que a página solicita;
  • Inserir a categoria desejada;
  • Enviar os dados.

Após isso, o Detran analisará os dados e entrará em contato para informar se o seu cadastro está aprovado ou não.

O resultado da CNH Social PE 2022, será divulgado no site oficial do Detran PE, e sairá após o período que o órgão estabelece! É necessário acessar o mesmo para ter acesso à tal.

Regras do programa

O Detran PE oferece uma ótima oportunidade para atualização de categorias ou primeira habilitação, confira as regras:

1° CNH

É necessário ter idade superior a 18 anos. Além disso, ser alfabetizado, ter CPF, comprovar residência no estado de Pernambuco e não possuir pendências que façam com que o candidato não possa fazer a CNH.

Alteração de Categoria

O participante desta categoria, necessita ter a CNH B a pelo menos 365 dias, não ter sofrido multas ou penalizações graves ou gravíssimas, nem ser reincidente em infração média no último ano.

Alteração de Categoria para D

A idade mínima é 21 anos, ter habilitação categoria B há 24 meses ou categoria C há 12 meses. O participante também não pode ter infrações de caráter médio, grave ou gravíssimo;

Alteração para Categoria E

Possuir ao menos um ano de habilitação nas categorias C ou D, ter mais de 21 anos completos e não ter cometido infrações médias, graves ou gravíssimas.

Renovação de Exames

O candidato precisa estar com o documento vencido ou que irá vencer em um mês.

Se você está dentro das regras gerais e requisitos, realize a inscrição e consiga participar do programa – você tem direito de ser um dos selecionados!

Você pode tirar a sua carteira de habilitação de forma gratuita. Esse é um benefício do governo chamado de CNH Social ou CNH Popular. Você não paga nada para obter a licença completa de direção.

Muitas pessoas não conhecem esse benefício, mas o programa do governo já ajudou centenas de pessoas. A ação é voltada para quem não possui uma renda para tirar a carteira pelas vias convencionais.

Você só deve checar se o seu estado possui o programa para retirada da CNH Social. Isso pode ser feito pela internet de maneira rápida. Já te adiantamos: em Pernambuco, esse benefício do governo já é uma realidade.

Confira todos os requisitos para fazer CNH Social em Pernambuco. Vamos te ensinar como fazer isso a seguir. Não perca tempo para aprender a dirigir!

Como funciona o programa da CNH Social em Pernambuco?

Cada estado possui especificações para a implantação do programa. Por isso, você deve conhecer o funcionamento exclusivo de Pernambuco antes de realizar a sua inscrição.

Quem cuida da emissão de CNH em Pernambuco é o Detran da região. Por isso, é sempre interessante dar uma olhada no site oficial do órgão, de endereço www.detran.pe.gov.br.

Em Pernambuco, o programa é completo. Você não precisará pagar nada para tirar a sua habilitação de carro ou moto. Tudo é gratuito, desde os exames psicológicos, até as aulas práticas.

Também não são cobradas taxas adicionais para quem for aprovado no programa. Tome cuidado para não cair em cobranças indevidas pela autoescola de sua escolha. Essa é uma realidade frequente que deixa muitos beneficiados no prejuízo.

Agora que você já sabe das categorias e das características do programa, basta fazer a sua inscrição. Antes, não se esqueça de verificar se você se enquadra nos requisitos para tirar a CNH Social.

Requisitos dos participantes na CNH Social em Pernambuco

Em Pernambuco, você deve se enquadrar em algumas categorias para tirar a sua CNH Social. Veja quais são elas a seguir.

Primeiramente, você deve ter de 18 a 27 anos de idade completos. Você ainda precisa possuir CPF e ser alfabetizado para conseguir acompanhar as aulas. É importante, também, comprovar residência em Pernambuco.

Você deve estar enquadrado no programa do Bolsa Família e comprovar o seu estudo na rede pública de educação. Pode ser uma comprovação por meio de cursos profissionalizantes também.

Depois de fazer isso, você deve esperar pelo processo seletivo. O Detran analisará a sua documentação para saber se você pode ingressar no programa. Lembre-se de que a sua renda familiar deve ser de até 2 salários mínimos.

Como se inscrever na CNH Social em Pernambuco

Para se inscrever, o processo é fácil. Você só precisa acessar o site do Detran (fazer CNH Social em Pernambuco), que já mencionamos anteriormente. Você ainda pode consultar a área de CNH Social do SEST/SENAT para mais informações. O endereço é fazer CNH Social em Pernambuco.

Fique atento à abertura de inscrições, que ocorrem normalmente no mês de novembro ou no começo de dezembro. É importante que você não perca o prazo. Afinal, os órgãos precisam de um tempo para analisar o seu cadastro.

Documentos necessários para CNH Social em Pernambuco

Para fazer a sua inscrição, você precisa apresentar CPF, RG ou documento equivalente (como a carteira de trabalho) e comprovante de residência. Se você for casado ou divorciado, deve apresentar os documentos correspondentes também.

Lembre-se de apresentar os documentos originais e uma cópia de cada um deles. O Detran precisará manter algum registro para prosseguir com a sua aprovação.

Se necessário, você precisará comprovar renda e comprovar o seu ingresso no programa do Bolsa Família, mas isso será solicitado em outras etapas da seleção para tirar a sua CNH Social.

Por Luiz Fernandes - Publicado em 1 mar de 2022, às 12:23

CNH Popular: confira os estados que oferecem habilitação gratuita e saiba como se inscrever. Foto: Divulgação/ Internet.

O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores beneficia a população pernambucana, emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. Em 2017, último ano do programa foram ofertadas 5.300 CNHs populares.

Desde a criação do projeto, em 2008, mais de 120 mil pernambucanos já obtiveram o documento gratuitamente.

Veja também:
>>>Detran-PE oferece programa de habilitação de forma gratuita; saiba quem tem direito e como se inscrever

Antes da inscrição, é necessário que o candidato faça a leitura atenta da portaria e do decreto que estarão publicados no site do DETRAN-PE. Neles, encontram-se as regras fundamentais estabelecidas para a participação no processo de seleção. Dessa forma, evita-se a desclassificação por informações incorretas ou que não atendam aos requisitos.

Inscrições

No momento em Pernambuco não há previsão de abertura de inscrições para o Programa CNH Popular.

Confira o último edital:

CNH Rural 

O Governo do Estado de Pernambuco, através do Detran-PE, lançou o Programa CNH Rural, com o objetivo de possibilitar que agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco realizem de forma gratuita todas as etapas do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Para mais informações clique aqui. 

Pré-requisitos

Para se inscrever no Programa, é necessário:

  • Comprovar domicílio no estado de Pernambuco.
  • Preencher os requisitos previstos pela legislação de trânsito.
  • Possuir comprovante de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF ou ser integrante de Unidade Familiar de Produção Agrária comprovável por meio de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
  • Possuir CNH nas categorias A ou B, no caso de inscrição para Adição de Categoria.
  • Possuir CNH nas categorias A, B ou AB, no caso de inscrição para Renovação de CNH.

Estados que liberam a CNH Social

Apesar de ser um programa social extremamente importante, a CNH Social ainda não está liberada em todos os estados. Confira os estados que já possuem o programa:  Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Roraima.

  • Jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), com atuação nas principais áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing digital, TV, fotografia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Participou do primeiro estágio visita do Senado Federal e assessoria de comunicação política nos últimos 2 anos.


VEJA MAIS

CONCURSOS E SELEÇÕES PÚBLICAS


Última postagem

Tag