Averbação de empréstimo o que significa

Pensa em contratar um empréstimo consignado e ouviu a palavra averbação sem saber o que significa? Pois saiba que vamos te explicar!

Exclusiva para assalariados, o empréstimo consignado é uma modalidade que é uma boa opção de crédito para quem precisa resolver uma pendência de crédito ou até realizar um sonho.

Mas como funciona o empréstimo consignado? E afinal de contas, o que é averbação? Acompanhe para saber!

Leia mais: Empréstimo para aposentado, veja as novas regras dos consignados do INSS

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é aquele onde a pessoa que pega o crédito emprestado, ou seja, o tomador, tem suas parcelas pagas através do desconto do salário, pensão ou aposentadoria.

É uma modalidade de empréstimo que só pode ser feita por trabalhadores que são assalariados em regime CLT, servidores públicos, que podem ser federais, estaduais ou municipais, aposentados e pensionistas do INSS e militares.

Quando o cliente contrata um empréstimo consignado, ele autoriza o banco ou instituição financeira a descontar as parcelas diretamente da folha de pagamento, se ele for assalariado. Ou, do benefício do INSS se for aposentado ou pensionista.

É considerado um empréstimo com boa aprovação já que possui um índice baixo de inadimplência. Isso porque ele não passa pela decisão do cliente de pagar ou não as parcelas já que elas são descontadas automaticamente.

É como se fosse um empréstimo com garantia, sendo que o salário (ou o benefício), acabam sendo considerados a garantia de que o banco vai receber o pagamento. Além disso, possui taxas de juros que são normalmente mais baixas que as de outros tipos de empréstimo.

Agora que você sabe o que é o empréstimo consignado, vamos explicar o que é a averbação:

O que é averbação do empréstimo consignado?

A averbação do empréstimo nada mais é do que a aceitação do empréstimo pela fonte pagadora.

Ou seja, quando um cliente solicita um empréstimo consignado, além do banco que vai fornecer o empréstimo a empresa onde ele trabalha também precisa concordar com a retirada das parcelas do salário.

É como se fosse uma reserva do valor mensal que será disponibilizado para o pagamento das parcelas e quem envia para o órgão ou empresa pagadora é o próprio banco de maneira online.

Na solicitação de averbação precisa ter todas as informações do empréstimo para garantir que ele seja cumprido de forma transparente. Também são registradas algumas informações importantes das condições de contrato, tais como:

Como funciona a averbação do empréstimo consignado?

A averbação é feita através de convênios, onde cada categoria depende de um diferente para a averbação, tais como:

  • Aposentados e beneficiários do INSS: quem faz a averbação é a DataPrev, que é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, vinculada ao Ministério da Economia. Esses tomadores só podem contratar empréstimos dentro de um limite de 35%, em bancos credenciados e dentro do estado em que residem;
  • Funcionários de empresas privadas: a averbação nesse caso é feita pelo Departamento de Recursos Humanos das próprias empresas;
  • Militares: para esses tomadores, a averbação é através do CPex que é o Centro de Pagamento do Exército. Ela é feita via SIPPES, que é o Sistema de Pagamento Pessoal do Exército, SIAPPES, que é o Sistema Automático de Pagamento de Pessoal ou SISCONSIG, que é o Sistema de Gestão de Contratos e Consignados;
  • Servidores públicos estaduais e municipais: nesse caso, mesmo que os servidores sejam inativos, aposentados ou pensionistas, a averbação é feita pelo Departamento de Recursos Humanos dos órgãos empregadores, normalmente através dos mesmos sistemas que geram as folhas de pagamento;
  • Servidores públicos federais: a averbação desses tomadores é feita pelo SIGEPE, que é o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, acessado pelo SIGAC, que é o Sistema de Gestão de Acesso.

Para que a averbação aconteça, o ideal é que o tomador solicite um valor de empréstimo dentro de uma margem compatível. Ou seja, o valor do empréstimo deve comprometer uma porcentagem máxima do seu salário ou benefício mensal. Afinal, se for solicitado a mais, provavelmente será negado.

Também é necessário que o contrato e a proposta estejam com todos os dados corretos, informações e documentos atualizados e legítimos.

Assim, não haverá erro e seu empréstimo consignado estará um passo à frente de chegar na sua conta.

Quanto tempo demora a averbação?

A averbação do empréstimo consignado leva de 24 a 48 horas. Se for o caso de portabilidade, o prazo passa para 15 dias se considerada a desaverbação, que vamos falar mais adiante, e a nova averbação.

Quando a averbação pode ser negativa?

Quando a fonte pagadora não aceita a averbação, ela avisa ao banco a partir da transmissão de dados. E ela pode não ser aceita por diversos motivos, tais como:

  • Documentos irregulares;
  • Informações erradas ou divergentes;
  • Restrição interna do banco.

Por isso é sempre bom avaliar toda a documentação e solicitação antes de solicitar a averbação para que ela seja o mais rápida possível e seu dinheiro possa ir logo pra conta.

O que é a desaverbação?

Enquanto a averbação é a reserva de uma parte do salário para o pagamento das parcelas do empréstimo, a desaverbação é justamente o contrário. Ela é a liberação dessa parte do salário para que seja reintegrada ao montante total.

Ela acontece quando o contrato é finalizado por quitação da dívida, quando há portabilidade ou refinanciamento do empréstimo ou se o tomador desiste do processo após a averbação.

Quando acontece a portabilidade ou refinanciamento, o banco antigo é obrigado por lei a fazer a desaverbação, enquanto que o novo deve fazer uma nova averbação.

A desaverbação costuma levar dois dias, em média.

Leia mais: Saiba como funciona o empréstimo consignado para aposentados

Quer fazer um empréstimo consignado? Pois saiba que no Bom Pra Crédito você tem as melhores opções de crédito com parcelas que cabem no seu bolso. Faça já sua simulação!

E continue aqui no blog para tirar todas as suas dúvidas sobre empréstimos e outros produtos financeiros!

Averbação de empréstimo o que significa

Postagem Criada em: 26/07/2021 às 14h11

Averbação de empréstimo o que significa

Empréstimo: o que é averbação, como saber quando acontece e quanto tempo demora, o que é crédito não averbado e a desaverbação do consignado

Desde o ano de 2020, a Confederação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) realizam ações para que empresas que se recusam a seguir as regras e normas para a liberação de empréstimo consignado sejam punidas. A ação teve inicio por reclamações de contratantes, dado que indica o quanto esse tipo de empréstimo é solicitado.

O consignado tem algumas especificidades que o diferem das demais linhas de crédito, como a forma de pagamento e o processo de liberação, por isso algumas dúvidas são geradas nos contratantes em relação aos seus processos. Então, abaixo estão as principais questões sobre a averbação do empréstimo online e demais questões relacionadas a esse termo.

O que é data de emissão no documento?

O que significa averbar empréstimo?

A averbação é um processo que ocorre nos empréstimos consignados e que tem relação com o desconto automático do valor das parcelas do crédito. Dessa forma, a averbação acontece quando a instituição financeira que realiza o empréstimo autoriza que o valor pago mensalmente seja descontado do salário ou benefício INSS do solicitante. Sendo assim, uma das últimas etapas para a aquisição do consignado.

O processo de averbar empréstimo esclarece todas as condições firmadas pelo cidadão e o banco, então, funciona como garantia dos direitos de ambos em relação ao acordo firmado, confirmando que todas as questões assinadas serão cumpridas até o final do contrato. Por isso, a averbação precisa acontecer para que o consignado seja liberado e assim o cidadão receba e inicie o pagamento do crédito.

Confira até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal com um único cadastro em apenas 5 minutos! Clique e cadastre-se.

Como saber se meu empréstimo foi averbado?

Para que o solicitante do consignado tenha conhecimento sobre a averbação do empréstimo é preciso entrar em contato com a instituição financeira pagadora. Isso porque, o cidadão receberá as informações sobre o processo de liberação do empréstimo consignado. Além disso, ao ter o empréstimo averbado o indivíduo recebe o valor solicitado em sua conta.

Contudo, o crédito pode ter a averbação negada e para esses casos o solicitante pode entrar em contato com a instituição e verificar quais são os possíveis motivos para o não aceite do seu pedido. Após as informações sobre a não averbação o cidadão pode ter o cadastro analisado novamente em casos de divergências de dados.

Qual é o melhor site para comprar notebook?

Quantos dias para o INSS averbar um empréstimo?

A averbação de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas é feita pela Previdência Social via DataPrev e tem um prazo estimado de 48 a 72 horas, ou seja, em até 3 dias o crédito pode ser averbado e liberado para o solicitante. Porém, alguns casos podem contar com inconsistências e demorar mais tempo do que o esperado, por isso o cidadão deve entrar em contato para verificar a situação da averbação e realizar as indicações do consignatário.

Algumas questões podem ser resolvidas e o contrato entra para o processo de averbação novamente, garantindo mais uma possibilidade de liberação do crédito. Então, entrar em contato com o banco em questão e solucionar possíveis erros é o mais indicado.

Como comentado, averbação de empréstimo é a etapa que libera o desconto do valor das parcelas na folha de pagamento ou benefício INSS do solicitante do consignado. O processo é feito pela instituição financeira pagadora e garante que todas as condições assinadas no contrato sejam realizadas por ambas as partes envolvidas. Se a liberação do valor solicitado não for aceita o pedido de empréstimo não foi averbado.

Segundo dados do BizCapital houve um aumento de 16% dos pedidos de empréstimo no ano de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano de 2020, por isso a informação de empréstimo não averbado é relevante para grande parte da população. A solicitação do crédito pode não ser averbada por alguns motivos como:

  • Inconsistências em informações, sejam elas incorretas ou desatualizadas;
  • Comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito;

Informações incorretas ou desatualizadas podem fazer com que o crédito não seja averbado e isso pode ser corrigido pelo indivíduo, em conjunto com a instituição consignatária, informando os dados corretos e atualizados solicitados para a liberação do consignado. Além disso, existe um limite do comprometimento dos rendimentos do cidadão para que o crédito seja liberado, então, as parcelas que serão descontadas de forma automática não podem ultrapassar uma porcentagem dos rendimentos do indivíduo.

A margem do consignado teve seu aumento para 40% (35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito consignado) anunciado no ano de 2021 por um período de 10 meses, sendo assim, será válida até dezembro desse ano. Dessa forma, os cidadãos podem comprometer até 40% dos seus rendimentos ao solicitarem um pedido de empréstimo nesse período comentado. Ao final do tempo estimado a margem volta a ser 35% (30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado)

O que fazer quando o INSS não libera empréstimo consignado?

O que é desaverbação de empréstimo consignado?

A desaverbação do consignado é mais uma etapa do processo, mas diferente da averbação que é usada para comprometer a margem consignável, a desaverbação a libera novamente. Ou seja, a etapa de desaverbação ocorre quando o empréstimo chega ao fim e as parcelas podem deixar de serem descontadas na folha de pagamento ou benefício INSS do cidadão.

Para que o processo ocorra o cidadão que possui o crédito em seu nome deve quitar a dívida, realizar uma portabilidade ou realizar um refinanciamento. No primeiro caso, a margem é totalmente liberada para que seja feito um novo empréstimo, se for do desejo do indivíduo e na portabilidade o banco assume a dívida. Já no caso de refinanciamento uma nova averbação é feita e são definidas as novas condições do contrato.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda e matrícula do imóvel?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que significa empréstimo não averbado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos. Além disso, conte com a FinanZero para aumentar as suas chances de conseguir um empréstimo na hora.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em seu e-mail.