Assinale a alternativa cujo antecedente do pronome relativo está corretamente destacado

Exercícios têm o objetivo de ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Resolva os nossos exercícios e confira as respostas no gabarito.

Se houver dúvidas, veja nosso conteúdo sobre pronomes relativos.

1) Nas frases a seguir, identifique o pronome relativo.

a) O homem que traz o pão ainda não passou hoje.

b) Este é o livro sobre o qual Marcelo fez a resenha.

c) O caminho por onde passamos está cheio de árvores floridas.

d) Ontem vi um filme cuja história se passa durante a Primeira Guerra.

e) Aquele é o menino para quem Roberta doou a bicicleta?

f) Estudei tudo quanto podia neste fim de semana.

a) que

b) qual

c) onde

d) cuja

e) quem

f) quanto

2) Identifique o termo a que o pronome relativo destacado se refere.

a) Consertamos a porta que quebrou com a tempestade.

b) A moça sobre a qual os jornais falaram é pedagoga.

c) Essa é a pessoa cujo sorriso ilumina meus dias.

d) A gaveta onde Rosalina guarda as cartas está trancada.

e) Aquele é o professor de quem falei.

a) O pronome “que” se refere a “porta”.

b) O pronome “a qual” se refere a “moça”.

c) O pronome “cujo” estabelece relação de posse entre “sorriso” e “pessoa” (o sorriso é parte da pessoa).

d) O pronome “onde” se refere a “gaveta”.

e) O pronome “quem” se refere a “professor”.

3) Transforme as duas frases em um único período, usando um pronome relativo. Veja o exemplo:

Aquela é a velha casa. A velha casa estava em todas as fotografias.

Aquela é a velha casa que/a qual estava em todas as fotografias.

a) Conheci um homem. O homem participou de uma olimpíada.

b) Luana queria um vestido. O vestido custava muito caro.

c) Comprei um aparelho de som. O aparelho de som toca vinil.

d) Homens e mulheres vivem mais. Homens e mulheres se exercitam.

e) A moça passava de manhã. A moça vendia tapioca na praia.

a) Conheci um homem que/o qual participou de uma olimpíada.

b) Luana queria um vestido que/o qual custava muito caro.

c) Comprei um aparelho de som que/o qual toca vinil.

d) Homens e mulheres que/os quais se exercitam vivem mais.

e) A moça que/a qual vendia tapioca na praia passava de manhã.

4) Transforme o período em duas orações separadas, retirando o pronome relativo e repetindo seu referente. Veja o exemplo.

Este é o cientista de quem falamos ontem.

Este é o cientista. Falamos do cientista ontem.

a) Aqui está a matéria sobre a qual tenho muitas dúvidas.

b) Nelma não reconhece mais o homem com quem ela se casou.

c) Estas são as crianças de quem Maria cuida com carinho.

d) O lugar a que cheguei não é para qualquer um.

e) O caminho por onde passamos era escuro e deserto.

a) Aqui está a matéria. Tenho muitas dúvidas sobre a matéria.

b) Nelma não reconhece mais o homem. Ela se casou com o homem.

c) Estas são as crianças. Maria cuida com carinho das crianças.

d) O lugar não é para qualquer um. Cheguei ao lugar.

e) O caminho era escuro e deserto. Passamos pelo caminho.

5) Algumas das frases a seguir apresentam incorreções no uso do pronome relativo. Identifique-as e corrija-as.

a) Carmela morria de saudades do doce que a avó fazia.

b) O motivo que viemos é simples.

c) Essa é a calda de morango que mais gosto.

d) Esse é o hotel onde vamos passar nossas férias.

e) Estamos andando em círculos: aquele é o local onde saímos.

f) Conheci os garotos nos quais vocês elogiaram.

g) Laércio tem muito orgulho de sua mãe, cuja força é invejável.

h) Fizemos tudo quanto pudemos para ajudar as pessoas.

a) Correta.

b) O motivo por que viemos é simples.

c) Esta é a calda de morango de que mais gosto.

d) Correta.

e) Estamos andando em círculos: aquele é o local de onde saímos.

f) Conheci os garotos os quais vocês elogiaram.

g) Correta.

h) Correta.

6) Transforme as duas frases em um único período, usando o pronome relativo. Atenção à preposição que deve ser usada antes do pronome. Veja o exemplo:

A mãe comprou o doce. Joana gosta do doce.

A mãe comprou o doce de que Joana gosta.

a) Maria era uma pessoa. Os vizinhos tinham muito respeito por Maria.

b) Aquele era o incentivo. Lucas precisava do incentivo.

c) Ontem, revi o filme. Conversamos sobre o filme.

d) Estivemos em um congresso. Durante o congresso houve uma apresentação artística.

e) O motivo deveria ser óbvio. Lutamos pelo motivo.

a) Maria era uma pessoa por quem os vizinhos tinham muito respeito.

b) Aquele era o incentivo do qual/de que Lucas precisava.

c) Ontem, revi o filme sobre o qual conversamos.

d) Estivemos em um congresso, durante o qual houve uma apresentação artística.

e) O motivo por que/pelo qual lutamos deveria ser óbvio.

7) Transforme as frases em um único período, usando os pronomes “cujo” ou “onde”. Não se esqueça de manter a preposição e fazer a flexão do pronome, se for necessário. Veja o exemplo:

Fui à cidade. Nasci na cidade.

Fui à cidade onde nasci.

a) Comprei o livro. O autor do livro foi meu colega de escola.

b) Marta estava na praia. Na praia, encontrou Luciano.

c) Conheço o município. Você vem desse município.

d) Cíntia só lê autores. Ela concorda com as ideias desses autores.

e) A cozinha estava vazia. Eu me lembrava dos doces aromas da cozinha.

f) A estrada estava florida. Passamos pela estrada.

a) Comprei o livro cujo autor foi meu colega de escola.

b) Marta estava na praia, onde encontrou Luciano.

c) Conheço o município de onde você vem.

d) Cíntia só lê autores com cujas ideias concorda.

e) A cozinha, de cujos doces aromas eu me lembrava, estava vazia.

f) A estrada por onde passamos estava florida.

8) Complete os períodos a seguir com o pronome relativo adequado. Não se esqueça de acrescentar também a preposição, se houver necessidade.

a) Flávio não gosta de falar do sofrimento _____ passou.

b) Gorete até hoje ouve as músicas _____ apreciava na infância.

c) Este é o empresário _____ propus vender meu restaurante.

d) As pessoas _____ nos sentimos confortáveis são as melhores companhias.

e) Aquela é a árvore _____ frutos alimentam toda a floresta.

f) As lembranças percorrem os lugares _____ vivemos.

a) Flávio não gosta de falar do sofrimento por que/pelo qual passou.

b) Gorete até hoje ouve as músicas que apreciava na infância.

c) Este é o empresário ao qual/a quem/para o qual/para quem propus vender meu restaurante.

d) As pessoas com quem/com as quais nos sentimos confortáveis são as melhores companhias.

e) Aquela é a árvore cujos frutos alimentam toda a floresta.

f) As lembranças percorrem os lugares onde/em que/nos quais vivemos.

9) Assinale a alternativa em que o pronome relativo foi empregado corretamente.

a) O filme que Pedro gosta chama “Bad Boys”.

b) Admiro pessoas que gostam de ler.

c) O sítio onde fui é bem distante.

d) Este é o rapaz que eu te falei.

b) Admiro pessoas que gostam de ler.

10) Assinale a alternativa em que o pronome relativo foi empregado corretamente.

a) Visitei minha mãe, cujo o bolo de cenoura continua maravilhoso.

b) A menina com cuja meu gato brincava era filho do vizinho.

c) Madalena, a cujo carro estava envolvido no acidente, não se machucou.

d) Minha avó, de cujas histórias me lembro bem, era uma pessoa reservada.

d) Minha avó, de cujas histórias me lembro bem, era uma pessoa reservada.

Professora, revisora e estudante de tradução. Licenciada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.

PRONOME PARTE II ITA GRAMÁTICA Prof.ª Sônia 01. (G1 - cps 2020) Antecedente é a palavra empregada pela gramática tradicional para identificar o termo ao qual o pronome relativo se refere em uma oração. Assinale a alternativa cujo antecedente do pronome relativo está corretamente destacado. a)...o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados. b) O conhecimento sobre o uso dessas plantas geralmente fica nas mãos de um curandeiro, que por sua vez repassa a tradição para um aprendiz... c) Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade. d) Os cientistas acreditam que menos de 0,5% das espécies da flora foram detalhadamente estudadas... e) Ao mesmo tempo em que o bioma Amazônia está encolhendo lentamente em tamanho... 02. (G1 - cps 2019) Observe as passagens: I. Candidato, me ajuda a comer, candidato! II. Mas é claro que te ajudo! Tem aí um sanduíche para a gente dividir? Assinale a alternativa que apresenta a análise correta da função morfológica dos termos destacados nas passagens. I. II. me a Mas que aí a a) Advérbio Artigo b) Artigo indefinido relativo Advérbio c) reflexivo d) reto e) relativo relativo Advérbio demonstrativo Artigo MOVIMENTOS SOCIAIS: BREVE DEFINIÇÃO Por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, na obra Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social 3 teriam como cenário um contexto histórico (ou historicidades) 4 no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social (geradora por si só da contradição entre as classes), sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança dessa estrutura. RIBEIRO, Paulo Silvino. Movimentos sociais: breve definição. Brasil Escola. Disponível em: <//brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm>. Acesso em: 22 set. 2018 (adaptado). 03. (G1 - ifpe 2019) O pronome relativo (n)o qual (ref. 4) cumpre uma função coesiva no texto, pois retoma a) contexto histórico. b) Karl Marx. c) conflito. d) terreno. e) cenário.

04. (Espcex (Aman) 2018) Assinale a opção que contém um pronome relativo: a) O que esperar de um sistema desses? b) O sistema nada oferece para que tal situação realmente aconteça. c) Uma cultura sinistra, mas que diverte muitas pessoas. d) A pena será prorrogada até que a reintegração dos presos seja comprovada. e) Dessa forma, o detento deve provar que pode ter o direito de exercer sua liberdade. 05. (G1 - cmrj 2019) As orações adjetivas cujo conteúdo é relevante para a identificação da entidade, ser ou objeto a que se refere o antecedente do pronome relativo chamam-se restritivas [...]. Quando, entretanto, o conteúdo da oração adjetiva não contribui para essa identificação, dizemos que a oração adjetiva é não restritiva (ou explicativa). (Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 1.ed. São Paulo: Publifolha, 2008. p. 319-320.) No período Eu tinha nove ou dez anos, e uma tia, que era pintora, me convidara para ir ao seu ateliê para conhecer o local onde ela trabalhava. (ref. 1), a oração adjetiva destacada estabelece com o vocábulo tia uma relação semântica de a) conclusão. b) comparação. c) retificação. d) generalização. e) caracterização. Recado dado ao STF Folha de S.Paulo, 13 set. 2016. Poucas vezes a posse de um presidente do Supremo Tribunal Federal se revestiu de tanto simbolismo quanto a de Cármen Lúcia, cuja chegada ao comando do órgão de cúpula do Judiciário se consumou nesta segunda-feira (12). Em uma cerimônia simples, a ministra quebrou o protocolo já no início de seu discurso. Em vez de cumprimentar primeiro o presidente da República, Michel Temer (PMDB), Cármen Lúcia considerou que a maior autoridade presente era "Sua Excelência, o povo" e, por isso, saudou antes de todos o "cidadão brasileiro". 06. (Pucsp 2017) No primeiro parágrafo do editorial, o pronome relativo destacado a) qualifica Cármen Lúcia e faz alusão a cúpula. b) retoma posse e relaciona-se a segunda-feira. c) institui relação de substituição e resgata cúpula. d) estabelece relação de posse e refere-se a Cármen Lúcia. O som da época Luís Fernando Veríssimo 21 Desconfio de que ainda nos lembraremos 2 destes anos como 5 a época em que vivemos com o acompanhamento dos alarmes de carro. Os alarmes de carro são a trilha sonora do nosso tempo 8 : o som da paranoia justificada. O alarme é o grito da nossa propriedade de que alguém está querendo tirá-la de nós. É o som 15 mais desesperado que um ser humano pode produzir a palavra socorro!, mecanizado, padronizado e a todo volume. É 10 socorro! acrescentado ao vocabulário das coisas, como a buzina, a campainha, a música de elevador, o 11 ping que 22 avisa que o assado está pronto e todos os pings do computador. Também é um som típico porque tenta compensar a carência mais típica 3 da época 9, a de segurança. 7 Os carros pedem socorro porque a sua defesa natural 12 polícia por perto, boas fechaduras ou respeito de todo o mundo pelo que é dos outros não funciona 16 mais. 17 Só 6 lhes resta gritar. Também é o som da época porque é o som da intimidação. Sua função principal é espantar e substituir todas as outras formas de dissuasão pelo simples terror do barulho. O som da época em que 1 os decibéis substituíram a razão. Como os ouvidos são 13, de todos os canais dos sentidos, os mais difíceis de proteger, foram os escolhidos pela insensibilidade moderna para atacar nosso cérebro e apressar nossa imbecilização. Pois são tempos literalmente do barulho. O alarme contra roubo de carro também é próprio da época porque, 18 frequentemente, não funciona. 14 Ou funciona quando não deve. 23 Ouvem-se tantos alarmes a qualquer hora do dia ou da noite porque, 19 talvez influenciados pela paranoia generalizada, eles disparam sozinhos. 24 Basta alguém se aproximar do carro com uma cara suspeita e eles começam a berrar. 20 Decididamente, o som 4 do nosso tempo. VERISSIMO, Luís Fernando. O som da época. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 29 set. 2011. 2

Exercícios Complementares 07. (Unisinos 2012) Leia as seguintes afirmações sobre o emprego de pronomes e expressões referenciais no texto. I. A expressão (d)estes anos (ref. 2), que se refere ao tempo presente, é retomada, no texto, por (d)a época (ref. 3) e (d)o nosso tempo (ref. 4). II. Na primeira linha, a expressão em que (preposição + pronome relativo) retoma a época (ref. 5) e poderia ser substituída pelo pronome relativo onde ou pela expressão na qual ( em + a qual ). III. O pronome oblíquo lhes (ref. 6) retoma, no texto, a expressão os carros (ref. 7). Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas III está correta. d) apenas I e III estão corretas. e) apenas II e III estão corretas. A questão toma por base um poema de Luís Delfino (1834-1910) e a reprodução de um mosaico da Catedral de Monreale. Jesus Pantocrátor 1 Há na Itália, em Palermo, ou pouco ao pé, na igreja De Monreale, feita em mosaico, a divina Figura de Jesus Pantocrátor: domina Aquela face austera, aquele olhar troveja. Não: aquela cabeça é de um Deus, não se inclina. À árida pupila a doce, a benfazeja Lágrima falta, e o peito enorme não arqueja À dor. Fê-lo tremendo a ficção bizantina 2. Este criou o inferno, e o espetáculo hediondo Que há nos frescos 3 de Santo Stefano Rotondo 4 ; Este do mundo antigo espedaçado assoma... Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o: Tem o anátema 5 à boca, às duas mãos o raio, E em vez do espinho à fronte as três coroas de Roma. (Luís Delfino. Rosas negras, 1938.) 08. (Unesp 2013) O pronome demonstrativo este, empregado no início dos versos de números 9, 11 e 12, faz referência a) ao peito enorme do Pantocrátor. b) a Santo Estêvão. c) ao próprio eu lírico. d) à figura de Jesus Pantocrátor. e) a Satanás, o mestre das trevas. 09. (Fuvest 2006) No trecho "mas minha mãe botou ele por promessa", o pronome foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em: a) " - E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?" b) " - E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?" c) " - Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?" d) " - Me desculpe mas até parece doença, doença de pele." e) " - (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é..." INSTRUÇÃO: As questões seguintes tomam por base a primeira estrofe de O menino da porteira, de Teddy Vieira (1922-1965) e Luís Raimundo (1916 -), o Luisinho, e a letra de Meu bem-querer, de Djavan (1949 -). O Menino da Porteira Toda a vez que eu viajava Pela estrada de Ouro Fino, De longe eu avistava A figura de um menino, Que corria abri[r] a porteira Depois vinha me pedindo: - Toque o berrante, seu moço, Que é p'ra mim ficá[ar] ouvindo.... (Luisinho, Limeira e Zezinha, 1955) 3

Meu bem-querer Meu bem-querer É segredo, é sagrado, Está sacramentado Em meu coração. Meu bem-querer Tem um quê de pecado Acariciado pela emoção. Meu bem-querer, meu encanto, Tô sofrendo tanto, amor. E o que é o sofrer Para mim, que estou Jurado p'ra morrer de amor? (Djavan. Alumbramento. Emi-Odeon. 1980) 10. (Unifesp 2003) "O menino da porteira", cururu gravado em 1955, mostra-se como um significativo exemplo de projeção da linguagem oral cotidiana na poesia-canção popular brasileira. Observe o verso "Que é p'ra mim ficá[ar] ouvindo", e compare-o com o verso "Pra mim, que estou", de Djavan. Num deles ocorre um fato linguístico que a gramática normativa considera "erro de português". A indicação do "erro" e a "correção" correspondente estão em a) P'RA MIM, de "O menino da porteira", que deveria ser corrigida para P'RA EU, pois o pronome EU é objeto direto da locução verbal FICÁ OUVINDO. b) PARA MIM, de "Meu bem-querer", que deveria ser corrigida para PARA EU, porque o pronome EU é sujeito do verbo ESTOU. c) PARA MIM, de "Meu bem-querer", que deveria ser corrigida para P'RA EU, por analogia a P'RA MORRER, do verso seguinte. d) P'RA MIM, de "O menino da porteira", que deveria ser corrigida para P'RA EU, uma vez que o pronome EU é sujeito da locução verbal FICÁ OUVINDO. e) P'RA MIM, de "O menino da porteira", que deveria ser corrigida para PARA EU, por se tratar de uma locução adverbial. Língua para inglês ver (...) Outra coisa, porém, bem diferente, é o uso gratuito de palavras em inglês como o que se verifica hoje no Brasil. A não ser pela vocação novidadeira - e caipira - de quem se deslumbra diante de qualquer coisa que o aproxima do "estrangeiro", não há nenhuma razão para que se diga "sale" no lugar de liquidação, ou qualquer motivo para falar "off" em vez de desconto. Tais anomalias são um dos sintomas do subdesenvolvimento e exprimem, no seu ridículo involuntário, a mentalidade de quem confunde modernidade com uma temporada em Miami. FOLHA DE S. PAULO 11. (Ufal) As palavras destacadas em "DIANTE DE QUALQUER coisa que O APROXIMA DO ESTRANGEIRO", classificam-se, respectivamente, como a) locução adverbial - pronome relativo - pronome demonstrativo b) locução prepositiva - pronome indefinido - artigo definido c) advérbio de lugar - pronome relativo - pronome d) locução prepositiva - pronome indefinido - pronome e) advérbio de lugar - pronome indefinido - artigo definido Tu amarás outras mulheres E tu me esquecerás! É tão cruel, mas é a vida. E no entretanto Alguma coisa em ti pertence-me! Em mim alguma coisa és tu. O lado espiritual do nosso amor Nos marcou para sempre. Oh, vem em pensamento nos meus braços! Que eu te afeiçoe e acaricie... (Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O RITMO DISSOLUTO. POESIA COMPLETA E PROSA. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967, p. 224.) 4

Exercícios Complementares 12. (Ufscar 2000) Manuel Bandeira usa, no poema, os pronomes pessoais com muitas variações. O pronome de primeira pessoa do singular, por exemplo, está empregado na sua forma reta e nas formas oblíquas (eu, me, mim). O mesmo acontece com o pronome de a) segunda pessoa do singular. b) terceira pessoa do singular. c) primeira pessoa do plural. d) segunda pessoa do plural. e) terceira pessoa do plural. 13. (Uff 2000) Assinale a opção em que a palavra destacada é um pronome. a) "Muitos deles ou quase a maior parte DOS que andavam ali traziam aqueles bicos de osso nos beiços." b) "E alguns, que andavam sem eles, tinham OS beiços furados" c) "outros traziam três daqueles bicos, a saber, um no meio e OS dois nos cabos." d) "assim frios e temperados, como OS de Entre Douro e Minho," e) "porque neste tempo de agora OS achávamos como os de lá." 14. (ITA) Assinale a opção que descreve corretamente UMA das ocorrências de formas pronominais nos seguintes fragmentos: (1) Ninguém tinha ensinado Porto a desenhar, mas a gente é assim mesmo: tem coisas que a gente já nasce sabendo. (Angélica) (2) Maria desenrolou um pedaço de corda (era fina, de náilon), experimentou ela no dedo, alisou-alisou, espiou ela bem de perto, experimentou ela no pé. (Corda bamba) (3) Pronto, era só isso. - Sentou. (Angélica) a) Emprego de "a gente" com função de objeto direto (ou indireto). b) Emprego de pronome reto com função de sujeito. c) Emprego de "a gente" em períodos iniciados com pronome indefinido para manter a indeterminação do sujeito. d) Ênclise de pronome oblíquo. e) Elipse de pronome reflexivo com verbo pronominal. 1 "Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. ELE, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos - e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera(...). 2 - Fabiano, VOCÊ é um homem, exclamou em voz alta. 3 Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era um homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. (...) Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, ALGUÉM tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: 4 - Você é um bicho, Fabiano. 5 Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho capaz de vencer dificuldades". 15. (Fei ) Observe as palavras em destaque no texto: "ele", "você" e "alguém". Assinale a alternativa que analise corretamente sua classe morfológica: a) pronome do caso oblíquo - pronome demonstrativo - pronome relativo b) pronome do caso oblíquo - pronome possessivo - pronome demonstrativo c) pronome demonstrativo - pronome de tratamento - pronome do caso reto d) pronome do caso reto - pronome demonstrativo - pronome relativo e) pronome do caso reto - pronome de tratamento - pronome indefinido 1 Toda cultura é particular. Não existe, nem pode existir uma cultura universal constituída. No nosso século, os antropologos vivem ensinando isso a quem quiser aprender. 2 Tal como acontece com cada indivíduo, os grupos humanos, grandes ou pequenos, vão adquirindo e renovando, construindo, organizando e reorganizando, cada um a seu modo, os conhecimentos de que necessitam. 3 O movimento histórico da cultura consiste numa diversificação permanente. A cultura universal - que seria a cultura da Humanidade - depende dessa diversificação, quer dizer, depende da capacidade de cada cultura afirmar sua própria identidade, desenvolvendo suas características peculiares. 4 No entanto, as culturas particulares só conseguem mostrar sua riqueza, sua fecundidade, na relação de umas com as outras. E essa relação sempre comporta riscos. 5 Em condições de uma grande desigualdade de poder material, os grupos humanos mais poderosos podem causar grandes danos e destruições fatais às culturas dos grupos mais fracos.(...) 6 Todos tendemos a considerar nossa cultura particular mais universal do que as outras. (...) Cada um de nós tem suas próprias convicções.(...) 5

7 Tanto indivíduos como grupos têm a possibilidade de se esforçar para incorporar às suas respectivas culturas elementos das culturas alheias. 8 Apesar dos perigos da relação com outras culturas (descaracterização, perda da identidade, morte), a cultura de cada pessoa, ou de cada grupo humano, é frequentemente mobilizada para tentativas de autorelativização e de autoquestionamento, em função do desafio do diálogo. (Leandro Konder - O GLOBO, 02/08/98) 16. (Cesgranrio) Em "TODOS tendemos A considerar..." (par. 6) e "...A quem quiser aprender." (par. 1) os termos em maiúsculo classificam-se, respectivamente, como: a) pronome indefinido - preposição - pronome demonstrativo. b) pronome indefinido - preposição - preposição. c) pronome - preposição - pronome demonstrativo. d) pronome demonstrativo - pronome - artigo definido. e) pronome relativo - pronome - artigo definido. Existe, hoje, uma percepção disseminada pela intelectualidade e por boa parte da opinião pública mundial de uma grande e acelerada mudança operando em várias dimensões da sociedade moderno-contemporânea. Não há, certamente, consenso sobre esse fenômeno, variando definições, terminologia e, sobretudo, avaliações positivas, negativas ou matizadas. De qualquer modo, há uma tendência maciça para reconhecer o caráter ampliado das mudanças econômicas e tecnológicas que afetariam, com maior ou menor impacto, todas as sociedades do planeta, justificando o termo globalização mesmo quando se critica a sua possível banalização como instrumento de conhecimento. (Gilberto Velho, Revista de Cultura Brasileira, 03/98, nº 1) 17. (Fuvest) Substituindo por pronome oblíquo o complemento de AFETARIAM, na mesma frase em que ocorre, obtém-se: a) afetá-las-iam. b) afetariam-nas. c) as afetariam. d) lhes afetariam. e) afetar-lhes-iam. 18. (Unirio) Assinale a opção que indica de modo correto as classes do "O" respectivamente assinalado em "...O bordado...", "...O interrompi..." e "...O que me parece..." (10. período). a) Artigo, pronome reto, artigo. b) Artigo, pronome oblíquo átono, pronome substantivo demonstrativo. c) substantivo demonstrativo, pronome substantivo demonstrativo, artigo. d) adjetivo demonstrativo, pronome oblíquo átono, pronome substantivo demonstrativo. e) adjetivo demonstrativo, preposição, pronome substantivo interrogativo. 19. (G1 ) Em "O casal de índios levou-os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados", temos: a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais; b) um pronome, um pronome possessivo e dois pronomes relativos; c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos; d) um pronome, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo; e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos. 20. (Mackenzie ) I. " 'O' valor da oração era superfino e muito mais excelso que 'o' das obras terrenas." II. "Os quatro algarismos foram crescendo tanto, que encheram 'a' igreja de alto 'a' baixo." III. "Vejamos primeiro 'o' que é que 'o' traz aqui." IV. "Assim é 'o' homem, assim são 'as' cousas que 'o' cercam." V. "Camilo teve medo e (...) começou 'a' rarear 'as' visitas 'à' casa de Vilela." Aponte a sequência totalmente correta quanto à classe gramatical das palavras destacadas nas respectivas frases. a) I - artigo definido, artigo definido. b) II - artigo definido, pronome oblíquo. c) III - pronome demonstrativo, pronome oblíquo. d) IV - artigo definido, preposição, pronome oblíquo. e) V - preposição, preposição, contração da preposição com o artigo. 6

Exercícios Complementares GABARITO: 01. A [B] Incorreta: que retoma curandeiro. [C] Incorreta: que retoma Amazônia, a única. [D] Incorreta: que é uma conjunção integrante. [E] Incorreta: que retoma tempo. 02. A me pronome do caso oblíquo, refere-se à 1 a pessoa do singular a preposição que rege o verbo ajuda mas conjunção de oposição, equivale a porém que conjunção integrante, introduz a oração subordinada aí advérbio de lugar a artigo definido feminino 03. A O termo retoma contexto histórico, já que se refere ao fato de que é no contexto histórico que estaria posto um conflito entre classes. 04. C A função do pronome relativo é substituir um termo da oração que vem antes e relacionar as duas orações. Na alternativa [C], o pronome que é relativo, uma vez que substitui Uma cultura sinistra e estabelece relação entre as duas orações: Uma cultura sinistra e mas que diverte muitas pessoas. 05. E A oração adjetiva explicativa destacada apresenta uma característica da tia (ser pintora) e, portanto, estabelece uma relação semântica de caracterização. 06. D O pronome relativo cujo é utilizado para estabelecer uma relação de posse. Assim, no primeiro parágrafo, o uso de cuja estabelece essa relação e refere-se a Carmen Lúcia, nome que o antecede. Ou seja, a chegada é de Carmen Lúcia. 07. D O pronome relativo onde designa apenas local, por isso não poderia ser utilizado para retomar a época (ref. 5). Desse modo, a afirmativa II está incorreta. As demais estão certas. 08. D O pronome demonstrativo este, que inicia os versos Este criou o inferno, e o espetáculo hediondo, Este do mundo antigo espedaçado assoma e Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o, refere-se à figura de um deus cruel e vingativo que destoa da imagem de Jesus transmitida na tradição judaico-cristã, ou seja, a Jesus Pantocrátor, como se afirma em [D]. 09. D 10. D 11. D 12. A 13. E 14. E 15. E 16. B 17. C 18. B 19. B 20. C 7

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