Agronomia guia do estudante

Agronomia guia do estudante

Os curso de Medicina Veterinária e de Engenharia Agronômica do Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram destaque na avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante, da Editora Abril. Ambas as graduações foram classificadas com três estrelas, correspondendo ao conceito bom, e foram incluídas no selo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014. A publicação passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013.

A pesquisa realizada pelo Guia do Estudante é feita com todos os coordenadores dos cursos das Instituições de Ensino Superior cadastradas, tomando por base vários aspectos para análise do curso, como número de professores atuantes e respectivas titulações; os que atuam no mercado de trabalho e os que são de dedicação exclusiva; publicação de trabalhos científicos; análise do projeto pedagógico do curso; prestação de assistência à comunidade; relação entre teoria e prática, dentre outros aspectos.

Agronomia guia do estudante

Hospital Veterinário Universitário da UFPI

A Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Prof.ª Dr.ª Taciana Galba da Silva Tenório, falou sobre a importância da avaliação e o quanto ela reflete na estrutura do curso. "Para nós é importante continuar entre os bons. Isso é válido tanto para a divulgação do curso, quanto para a comunidade saber sobre a sua classificação. Serve também de repercussão nacional, muitos estudantes procuram o guia para escolher suas futuras profissões".

Agronomia guia do estudante

Para a classificação, o Guia do Estudante da Editora Abril avaliou os seguintes dados acerca do curso de Medicina Veterinária da UFPI: Em 2012, o curso tinha 415 alunos; no quadro de professores havia 47 doutores e 13 mestres; dos 64 professores, 62 eram de dedicação exclusiva; 39 docentes publicavam em periódicos e participavam de eventos na área; 32 tinham projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa, sendo 28 de iniciação científica.

Agronomia guia do estudante

Taciana Galba e Eulália Maria Sousa, coordenadoras dos cursos de Veterinária e Agronômica, respectivamente

Ainda entre os critérios avaliados, o Guia levou em consideração alunos que integraram programas de intercâmbio e estudantes que vieram de outros países através do Ciência sem Fronteiras. Outro item visto foi a questão de serviços prestados à comunidade, através de projetos de extensão; os atendimentos no Hospital Veterinário Universitário (HVU), por meio do diagnóstico por imagens e do setor de patologia.

Segundo Eulália Maria Sousa Carvalho, coordenadora do curso de Agronomia, a avaliação do curso em três estrelas é importante para o profissional formado e para os estudantes da instituição. "Ser formado em uma instituição de ensino reconhecida e valorizada só engrandece os agrônomos que saem da nossa universidade. Os critérios que envolvem a qualificação dos docentes, as políticas adotadas de valorização e integração dos alunos, bem como a formação destes através de projetos de iniciação científica, pesquisas e intercâmbios, que melhoram a relação com os alunos e contribuem para que nós possamos lançar no mercado profissionais com formação enriquecida. Essa valorização também diminui a evasão e faz com que os alunos se aproximem do curso".

Em 2012, o curso de Agronomia da UFPI tinha 395 estudantes e 66 docentes, dentre os quais 40 eram doutores e 18 mestres. Destes, 26 publicaram trabalhos em periódicos especializados, livros ou anais de eventos científicos, e 96 projetos de pesquisa foram lançados, onde 20 alunos dispuseram de bolsa de iniciação científica.

O estudante Alberto Pereira, do segundo período de Medicina Veterinária, avaliou como válida a classificação do Guia do Estudante e enfatizou a importância da capacitação do corpo docente, composto por professores com doutorado e mestrado em sua maioria. O aluno destacou ainda a infraestrutura do Centro de Ciências Agrárias (CCA). "Aqui no CCA contamos com estrutura e aparelhagem suficientes para colocar em prática as teorias aprendidas desde a Carcinicultura, Apicultura, currais de animais silvestres, Psicultura, granjas a clínicas para pequenos e grandes animais. Portanto, é um campo físico do tamanho que se faz necessário para os estudos e pesquisas na área".

Agronomia guia do estudante

Alberto Pereira

Além dos cursos de Veterinária e Agronomia, outras graduações da UFPI foram incluídas no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014. Dentre elas, o curso de Pedagogia do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, que recebeu cinco estrelas na classificação.

Também aparecem no Guia os cursos de Zootecnia - Bom Jesus (3); Biomedicina - Parnaíba (3); Ciências Contábeis - Parnaíba (3); Engenharia de Pesca - Parnaíba (3); Fisioterapia - Parnaíba (3); Pedagogia - Parnaíba (4); Turismo - Parnaíba (4); Turismo - Parnaíba (4); Administração - Picos (3); Nutrição - Picos (3); Pedagogia - Picos (4); Sistemas de Informação - Picos (3); Administração - Teresina (3); Agronomia - Teresina (3); Arqueologia - Teresina (3); Arquitetura e Urbanismo - Teresina (3); Ciência da Computação - Teresina (4); Ciências Biológicas - Teresina (3); Ciências Contábeis - Teresina (3); Ciências Econômicas - Teresina (3); Ciências Sociais - Teresina (4); Direito - Teresina (3); Educação Física - Teresina (3); Enfermagem - Teresina (3); Engenharia Civil - Teresina (3); Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Teresina (3); Farmácia - Teresina (3); Física - Teresina (4); Jornalismo - Teresina (3); Matemática - Teresina (4); Medicina - Teresina (3); Nutrição - Teresina (4); Odontologia - Teresina (4); Serviço Social - Teresina (4).

Agronomia guia do estudante

Agronomia guia do estudante

Agronomia guia do estudante
Treze cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberam avaliação positiva na pesquisa feita pelo Guia do Estudante. Do Campus Inconfidentes, com nota 4 ficaram os cursos de Agronomia e Licenciatura em Matemática. E, receberam três estrelas, os cursos de Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Do Campus Machado, os cursos de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas ficaram com três estrelas. Já o curso de Licenciatura em Computação ganhou quatro estrelas na avaliação do Guia. Entre os cursos do Campus Muzambinho, o destaque ficou para o Bacharelado em Educação Física,  com cinco estrelas. Já a Licenciatura em Educação Física e a Licenciatura em Ciências Biológicas receberam quatro estrelas. Agronomia e Bacharelado em Ciências da Computação levaram três estrelas.

As avaliações constarão na edição 2019 do Guia do Estudante, que já está disponível nas bancas, e em breve no site do Guia do Estudante. O Guia é produzido a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores, cuja pesquisa é realizada há mais de 21 anos. Trata-se de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Para integrar a pesquisa, os cursos devem atender a alguns critérios definidos pela própria publicação. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, com informações específicas sobre o curso. Os cursos que passaram pela avaliação obtêm um conceito, mas somente são considerados estrelados aqueles que conquistaram 3, 4 ou 5 estrelas.

Na edição de 2018, o IFSULDEMINAS teve 12 cursos estrelados pelo Guia, clique e confira!

Selos

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
30/11/2018

4 Estrelas para a Agronomia no Guia do Estudante do Estadão 2020

O Curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás ganhou 4 estrelas no Guia do Estudante 2020 do Estadão, mantendo a excelência no ensino, pesquisa e extensão dos últimos anos. 

Parabéns a todos!

Agronomia guia do estudante

O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

O agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Ele acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos.

No que diz respeito à criação de animais, este profissional se ocupa da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abate.

Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.

Perfil do profissional formado em Agronomia

O profissional formado em Agronomia deve gostar de estar em contato com os animais e com o campo, uma vez que suas atividades principais ocorrem em zonas rurais. Flexibilidade, capacidade de adaptação e de resolver problemas são algumas das principais características desse profissional.

Um agrônomo precisa gostar de lidar com números e cálculos, além de interpretar estatísticas e dados. Esse profissional deve ainda ter interesse em Zoologia, Botânica, Biologia e Química.

É preciso gostar de estudar e buscar novas informações para estar sempre atualizado sobre novas tecnologias e métodos aplicáveis ao agronegócio.

Mercado de trabalho para quem faz Agronomia

As possibilidades de atuação de um profissional formado em Agronomia são grandes, o mercado de trabalho se mostra aquecido e com boa  absorção dessa mão de obra. O Brasil é um grande produtor agropecuário, o que aumenta as possibilidades de atuação deste profissional.

Além disso, quem se forma em Agronomia pode atuar em empresas públicas e privadas.

Um campo da Agronomia que está em alta é o de biocombustíveis. Essa área apresenta um bom crescimento na economia nacional, possibilitando que um agrônomo possa colaborar tanto na produção de matérias-primas, como no plantio e na lavoura de insumos utilizados produção do biocombustível.

Sobre o curso superior em Agronomia

O curso de Agronomia é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. Nos primeiros semestres da graduação, o aluno tem disciplinas mais básicas, como Matemática, Química, Biologia, Informática e Estatística.

Depois disso, o estudante passa a obter conhecimentos específicos da profissão, com disciplinas como: Engenharia Rural, Engenharia Florestal, Ciências do Solo e Agricultura.

É uma formação que conta com aulas práticas e atividades em campo.

Onde estudar Agronomia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Agronomia:

Não encontrou um curso de Agronomia perto de você? Já pensou em partir para uma formação tecnológica? O curso de tecnólogo em Agronegócio, por exemplo, é uma boa pedida para quem pretende entrar nesse mercado de trabalho mas não tem como cursar Agronomia. Embora não possa assinar como engenheiro agrônomo, o tecnólogo também é um profissional de nível superior e pode ocupar cargos que exijam esse grau de escolaridade, inclusive em órgãos públicos, e continuar os estudos em uma pós-graduação.

Veja também:

Quanto ganha um agrônomo?

Você gostaria de seguir carreira na área de Agronomia? Conte para a gente aqui nos comentários!