28 semanas e 6 dias de gestação são quantos meses

Se 28 semanas são 6 meses, com quantas semanas entro no 7 meses?

Tem certeza de que quer apagar?

“A gestação é calculada de acordo com as semanas porque os procedimentos médicos seguem esse critério. Tal conduta é ideal para compreender o desenvolvimento do bebê, que tem marcos importantes a cada semana. Seguindo a tabela abaixo, as mães podem identificar em qual mês da gravidez estão. Conta-se o primeiro mês a partir da 4ª semana de gestação”, explica Kadja Nascimento, obstetra da Pro Matre Paulista, de São Paulo.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

  • Bebê Responde
  • Gravidez
  • Gravidez - Parto

A gravidez é um período de muitas mudanças, seja no psicológico e físico da mãe, na rotina doméstica e profissional, entre outras coisas. Conforme as semanas avançam e o parto se aproxima, é normal que todos fiquem mais ansiosos e até um pouquinho desesperados, ainda mais pais de primeira viagem.

Quando chega nas 28 semanas de gestação, precisamente no início do 7º mês e do 3º trimestre, as mudanças já estão muito visíveis, o bebê já é maior e está se desenvolvendo rapidamente e os planejamentos para sua chegada estão próximos de serem concluídos. Além disso, é quando os incômodos podem começar, como dores nas costas mais constantes pelo peso da barriga, dificuldade de dormir, coceiras e mais.

Hoje, falaremos mais sobre todas essas mudanças e cuidados com 28 semanas de gestação para a mãe e o bebê. Acompanhe para saber mais!

Desenvolvimento do bebê com 28 semanas de gestação

No início do sétimo mês de gestação, muitas mudanças ocorreram quanto ao desenvolvimento do bebê. Nesses mais de 190 dias, o cérebro começa a crescer rapidamente e a formar todas as suas dobras para que a área de contato dos neurônios fique maior e para que novas conexões se estabeleçam.

Além disso, mesmo na barriga, o bebê está mais ativo, então pode se mexer mais, além de reconhecer a voz da mãe e outros sons, como reagir à luz quando exposto a esse tipo de estímulo.

A posição do bebê com 28 semanas é cefálica, ou seja, quando ele está virado para baixo.

Pesos e tamanhos comuns ao bebê nesse mês

Na 28ª semana de gestação, a média geral para o tamanho dos bebês é cerca de 36 centímetros, isso medindo dos pés à cabeça, e do bumbum à cabeça é algo em torno de 25,4 centímetros.

Essa medida é muito comparada com uma berinjela ou um pé de alface. É claro que os bebês nascem com tamanhos e pesos diferentes, mas as medidas precisam estar próximas ou iguais a isso. Já o peso varia de 1kg a 1,20kg.

Mudanças no corpo da gestante de 28 semanas

Na 28ª semana de gravidez, o bebê já está com um tamanho considerável, portanto as mudanças no corpo da mãe estão muito aparentes, afinal é o último “surto” de crescimento dele e do útero expandindo. A barriga já está mais pesada e maior, consequentemente é comum que apareçam mais estrias e coceiras.

Algumas mulheres ficam muito receosas com as estrias, por isso começam tratamentos bem antecipadamente, com cremes que ajudam a evitar as marcas – mas lembre-se de que elas são naturais.

Assim, conforme o útero cresce e fica mais pesado, o corpo muda a sua curvatura. As articulações também ficam mais frouxas, comum para a preparação do corpo para o nascimento do bebê, por isso, as gestantes sentem muitas dores na pelve e nas costas. Os pés estão bem inchados e as pernas também devido ao acúmulo de líquido.

Falando de mudanças neurológicas, é comum que as mamães também tenham noites de sono ruins por conta dos hormônios estarem alterados, além do tamanho e peso da barriga. É difícil encontrar uma posição confortável que dê para dormir 100% bem.

Quais cuidados ter com 28 semanas de gestação?

Os cuidados são importantes para garantir a saúde e o bem-estar da mamãe e do bebê, assim a gestação vai bem até o final e sem riscos. E esse conjunto de cuidados não deve ser apenas praticado ou observado pela gestante, mas pelo seu companheiro ou companheira ou aquela pessoa da família que esteja próxima. Esses cuidados devem ser:

  • Passar óleos com amêndoas e cremes hidratantes que sejam recomendados por seu médico;
  • Não pegar pesos excessivos;
  • Não fazer esforço desnecessário;
  • Não ficar muito tempo em pé para não prejudicar as articulações dos joelhos e pé;
  • Não cruzar as pernas ao sentar, pois pode machucar as articulações;
  • Aplicar compressas quentes na lombar para aliviar a dor;
  • Fazer atividades físicas de baixo impacto, que sejam recomendadas pelo seu médico (pilates, yoga e outros).

Só esses cuidados já ajudam bastante a melhorar a qualidade de vida e evitar possíveis complicações na gravidez. Além disso, ficar atento a qualquer sinal de sangramento ou desconforto fora do normal é essencial, qualquer coisa que não deveria estar acontecendo é um sinal para correr para o médico imediatamente.

Caso tenha muito desconforto para dormir, também pode experimentar colocar um travesseiro mais baixo ou aqueles próprios para grávidas para apoiar a barriga, e um entre as pernas. Assim, o desconforto pode ser reduzido e você consegue pegar no sono.

E seguir sempre o que o seu médico recomenda, como ingestão de vitaminas, evitar certos medicamentos e alimentos, consumo de ácido fólico e mais. Todas as consultas pré-natais precisam ser feitas para que você e seu companheiro se assegurem que está tudo bem com o bebê.

Se você for fazer parto cesárea, também pode conferir alguns cuidados após o procedimento em um post completo aqui no blog e já ir se preparando!

Com isso, o sétimo mês de gestação será mais tranquilo e você poderá se preparar melhor para a hora do parto. Procure cuidar de si durante e depois do parto, mesmo que seja um pouco mais difícil, para que não entre em um baby blues forte ou em uma depressão pós-parto.

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre gestação e maternidade aqui, temos um time de especialistas para oferecer as melhores informações!

Seu bebê tem o tamanho de uma beringela.



Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nessa semana o bebê já consegue identificar luzes fora da barriga, distinguindo noite e dia. Será que isso ajuda a estabelecer o sono do bebê? Tipo um treinamento para quando nascer … Continuar Lendo

  • Desenvolvimento o bebê já consegue identificar luzes fora da barriga e com isso distingue a noite do dia.
  • Agenda se você é fator sanguíneo RH negativo, em breve terá que tomar a vacina preventiva.

IMPORTANTE: quando realizar o ultrassom agora na reta final, o grau da placenta será melhor observado pelo seu obstetra. O grau indicará o quanto a placenta ainda está nutrindo o bebê e executando seu papel na gravidez. Em muitos casos, a placenta só vai sofrer alterações nos últimos dias ou nem vai apresentar mudanças.

É comum as futuras mamães ficarem imaginando o que o bebezinho está fazendo dentro da barriga. E o que o bebê mais faz é dormir, chegando a quase 12 horas de soneca por dia … Continuar Lendo

IMPORTANTE: o terceiro trimestre é realmente uma fase bem exaustiva para a gestante. O corpo dói, não existe opções confortáveis para deitar e não é possível fazer coisas rotineiras como agachar e pegar um objeto no chão. O indicado é, justamente, evitar esforço e procurar respeitar os limites, descansando o máximo que puder.

Reta final e a ansiedade está a mil por hora. Parece que o tempo começa a passar mais devagar, as dores ficam ainda mais intensas, os movimentos do bebê mais doloridos e o receio do parto começa a bater na porta… Continuar Lendo

IMPORTANTE: se a ansiedade está tomando conta da sua vida e te impedindo até mesmo de dormir, converse com seu obstetra para tomar algum calmante natural e se tranquilizar. Agora não é momento de tensão e sim, de preparação, por isso tente se controlar e relaxar o máximo que puder.

Uma gestação a termo é quando o parto acontece após as 37 semanas. Quando ocorre antes, o bebê nasce prematuro e as principais causas para isso são: hipertensão, infecções uterinas e rompimento da bolsa. Vale mencionar que nem sempre o bebê necessitará de internação prolongada… Continuar Lendo

IMPORTANTE: como está cada vez mais próximo do dia, o corpo começa a dar sinais do trabalho de parto. Um desses sinais é a saída do tampão mucoso, que pode acontecer dias ou até meses antes do grande dia, portanto não se assuste.

caixa de informações chave:

  1. Com 28 semanas de gestação, o bebê já consegue perceber luzes pela pele da barriga da mamãe. Assim, sabe quando é dia e quando é noite.
  2. O bebê chega a medir 37,6 centímetros e a pesar 1,005 kg, claro que isso é uma estimativa e cada bebê se desenvolve de um jeito e tem suas próprias medidas.
  3. Optar por alimentos saudáveis, evitar refrigerantes e comer o que tiver vontade, mas com moderação é uma dica para mamãe.
  4. Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto não é uma regra.
  5. Importante também comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos, que devem ter sido cuidadosamente escolhidos para o prato.



Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Última postagem

Tag