23 semanas e 3 dias são quantos meses

Como faço pra transformar semanas em meses? A matemática da gravidez pode parecer um pouco confusa se você não está familiarizada com a contagem em semanas. Felizmente compreender como o seu médico conta a idade gestacional em semanas é mais simples do que parece.

Pra você que está em dúvidas de como converter a sua idade gestacional de semanas para meses preparamos essa calculadora/conversor. Pra deixar tudo bem simples ela irá converter de semanas para meses e informar em qual trimestre da gravidez você se encontra.

Mas atenção, tecnicamente falando você deve continuar contando a sua gestação em semanas. E se você tem ainda alguma dúvida sobre como fazer isso preparamos um post bem legal pra te explicar tudo sobre esse assunto: Como se calcula a idade gestacional.

Como se converte semanas em meses?

Converter semanas em meses não é tão difícil assim!

Não é tão complexo como na figura acima, mas também não é tão simples. Acontece que não dá um número exato. Um mês tem algo em torno de 4,3 semanas e uma gravidez completa tem 9,3 meses (considerando o calendário juliano). Então acaba que é impossível converter, com precisão as semanas em meses. Entretanto algumas pessoas fazem essa conversão por aproximação e o Ministério da Saúde utiliza uma dessas aproximações na Carteirinha da Gestante. Na nossa conversão utilizamos a recomendação do Ministério da Saúde.

Quantas semanas tem uma gestação completa?

Uma gestação completa tem em média 40 semanas (ou 280 dias). A sua data provável do parto (dia em que completa 40 semanas), é contada a partir do primeiro dia da última menstruação. Sim, sabemos que você não está grávida quando está menstruada, mas convencionou-se contar desta forma. Se você quiser ficar expert em converter semanas em meses preparamos essa tabela pra te ajudar a converter semanas em meses a qualquer momento!

Quantas semanas tem um trimestre?

Se você dividir as 40 semanas por 3 (três trimestres), verá que o resultado não é um número exato. Portanto cada trimestre tem entre 13 e 14 semanas, sendo que a divisão é portanto arbitrária.

A gravidez dura nove ou dez meses?

Bom se há quatro semanas num mês, então as 40 semanas seriam 10 meses não? Não exatamente. Quatro semanas são 28 dias e os meses tem entre 30 e 31 dias (com exceção de fevereiro, é claro). Portanto não é possível converter com precisão o número de semanas em meses. Muito antigamente o calendário utilizado era lunar e, aí sim, todos os meses tinham 28 dias. Naquela época poderiamos dizer que a gravidez tinha 10 meses. Entretanto hoje usamos o calendário juliano. O calendário juliano foi o calendário adotado pelos romanos com a finalidade de corrigir a discrepância que havia no calendário romano. Dessa forma os meses não tem 4 semanas (é algo perto de 4,3) e portanto a gravidez não tem mais 10 meses (e sim 9,3)… e toda essa imprecisão deixa qualquer mulher maluca!

Quero números redondos!

Só tem uma maneira…. comece a contar o tempo da sua gestação em semanas, como o seu médico!

Referência

  1. Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde

Início » Gravidez » 23 semanas de gestação: quais as mudanças importantes?

Com 23 semanas de gestação, a gestante entra em uma fase marcada por mudanças no comportamento e desenvolvimento do bebê. Ele começa a ficar mais agitado e atento às luzes e sons, especialmente os mais graves.

Por isso, é um bom momento para apresentar diferentes sons e músicas para o bebê, para que ele fique cada vez mais acostumado com barulhos externos. Com a audição mais desenvolvida, ele começa a reconhecer vozes familiares.

Muitas mulheres e seus parceiros aproveitam essa fase para ler, cantar e conversar com o bebê.

A partir de agora, a mamãe já pode ficar preparada para sentir os movimentos do bebê mais intensos. Entre a 23ª e 26ª semana, o feto começa a dar os famosos chutes e socos na barriga da mãe.

Segundo trimestre de gravidez: como está o bebê nessa fase?

A barriga da gestante, inclusive, já está bem grandinha e dura, típica de uma gestação mais avançada. No entanto, até o final do terceiro trimestre, ainda vai crescer bastante. A partir da metade da gestação, o bebê cresce e ganha peso muito rápido.

Continue acompanhando a leitura para descobrir todas as mudanças e evoluções da gravidez com 23 semanas!

23 semanas de gestação são quantos meses?

A mulher com 23 semanas de gestação está no sexto mês de gravidez, entrando já na reta final do segundo trimestre. Nessa fase, a gestação já está bem avançada e a ansiedade para o parto pode estar ainda mais acentuada.

Contudo, é preciso que a mulher fique tranquila e continue se cuidando, fazendo todos os exames e mantendo uma rotina saudável. 

Sintomas e sinais da mulher com 23 semanas de gestação

A mulher com 23 semanas de gestação pode apresentar um aumento significativo no apetite, algo mais comum no início da gestação mas que pode acontecer também com a gestação mais avançada.

Apesar do apetite aumentado, a mãe deve sempre optar pela alimentação mais saudável e não exagerar nas guloseimas.

Com o crescimento acelerado do feto, é importante que a gestante siga uma alimentação sempre rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Isso não só nessa semana de gestação como ao longo de toda a gravidez.

Doula: recuperando o significado do parto humanizado

Outros sintomas e mudanças no corpo da mulher durante essa semana incluem:

Azia

O bebê está mais grandinho nessa fase, por isso, o útero pode acabar empurrando o esôfago e o estômago. Portanto, pode ocorrer da mulher sentir indigestão e azia. 

Apesar de parecer um sintoma inofensivo, a mulher não deve tomar nenhum medicamento por conta própria. O ideal é sempre conversar com o médico ou médica obstetra e entender o que pode ser feito para amenizar esse mal-estar.

Inchaço

O inchaço é uma queixa bem comum nas gestantes, não só na 23ª semana de gestação. No geral, é mais comum que ele afete pernas, pés e mãos.

Para ajudar a aliviar o inchaço, a mulher deve consumir bastante água, fazer caminhadas leves e deixar os pés elevados sempre que for possível.

Estrias

A medida que o bebê cresce, a barriga da gestante também se expande. Por isso, a pele vai esticando e é possível que as estrias apareçam. Em mulheres que possuem tendência hereditária é ainda mais comum que elas surjam na gravidez.

Para ajudar a prevenir, o ideal é começar a usar desde o início da gestação cremes hidratantes e óleos, aplicando diariamente nas regiões mais afetadas (barriga, nádegas, coxas, seios).

Na hora de escolher os produtos, é importante se atentar a composição e verificar se o uso é liberado para gestantes. Para ter certeza, é interessante  conversar com uma médica ou um médico e conferir quais cremes são mais indicados.

Estrias na Gravidez: tipos (vermelhas), creme, como evitar?

As dores nas costas, especificamente na região lombar, são consequência do tamanho e peso da barriga. 

Para ajudar a tornar a dor menos frequente e intensa, a mulher deve evitar o uso de sapatos de salto alto. Dormir em uma posição mais adequada também ajuda. O mais recomendado é dormir de lado na cama, com as pernas flexionadas e (preferencialmente) com uma almofada entre os joelhos.

Umbigo mais evidente

Na gestação, o umbigo da gestante fica mais evidente, como se estivesse um pouco mais saltado ou para fora. Em alguns casos, fica até mesmo marcando as roupas. 

No entanto, não é algo que as mulheres devem se preocupar, pois é comum e tende a normalizar após o nascimento do bebê.

Contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks são um tipo de contração que a mulher sente durante o segundo trimestre de gestação e início do terceiro. É uma condição normal e não indica que a mulher está entrando em trabalho de parto.

São consideradas uma preparação do útero para a hora do parto. Elas não devem causar dores, desconfortos, sangramentos ou outros sintomas. Se acontecer, a gestante deve procurar atendimento médico.

Insônia

Muitas gestantes podem se queixar de insônia durante a gestação e isso acontece por vários motivos. Os principais fatores que interferem no sono são as dores nas costas, dificuldade de encontrar uma posição confortável (por conta do tamanho da barriga), ansiedade e vontade de urinar frequentemente.

Qual o tamanho da barriga com 23 semanas de gestação?

É difícil dizer qual o tamanho exato da barriga com 23 semanas de gestação. Nessa fase, cada mulher pode ter um crescimento diferente, o que depende também da dieta da mãe. Em média, com 23 semanas de gestação, o útero tem 22cm de diâmetro.

Nessa fase, a mulher pode ter engordado em média cerca de 4kg a 6kg, variando de acordo com sua alimentação e índice de massa corporal.

Com o apetite aumentado, manter um controle do peso exige um esforço duplo. Contudo, é importante manter uma dieta equilibrada, pois o sobrepeso na gestação pode aumentar as dores nas costas e o cansaço.

O que é gravidez anembrionária? Pode ocorrer duas vezes?

O bebê com 23 semanas tem seu tamanho comparado ao de uma manga ou berinjela. Mede, aproximadamente, 29cm da cabeça aos pés. O peso pode variar um pouco, mas em média deve estar em torno de 500g.

Até o fim da gestação, o peso vai subindo progressivamente. A cada semana, o bebê deve engordar bastante. Sua pele, mais enrugadinha e vermelha, tende a ficar cada vez mais lisa e rosadinha.

Corrimento rosado: indica gravidez? Veja as causas

Como está o feto com 23 semanas de gestação?

Na 23ª semana de gestação, o bebê tem a pele bem enrugadinha e com um aspecto avermelhado. Na verdade, isso acontece devido à presença de muitos vasos sanguíneos, que acabam ficando visíveis por conta da pele ainda mais transparente.

Existem ainda vários órgãos que estão se desenvolvendo e que vão continuar em evolução até o terceiro trimestre, como os pulmões e o cérebro.

Os sentidos do bebê estão cada vez mais sensíveis. Ele começa a ficar muito mais atento aos sons, luzes e até mesmo movimentos externos. Consegue prestar atenção em vozes, sons e músicas.

Os olhos do bebê já são capazes de fazer movimentos rápidos e os traços do rosto estão mais definidos.

Nessa fase, a chance de sobrevivência do feto fora do útero é baixa, de cerca de 35%.

Cada dia no útero é importante para que o bebê consiga se desenvolver totalmente, crescendo e ganhando peso de forma saudável até o último mês gestacional. Por isso, com 23 semanas, seria um parto muito prematuro 

Semana 21

Semana 22

Semana 24

Semana 25

Com 23 semanas de gestação, quase no fim do segundo trimestre, é possível que a ansiedade das mães e pais para ver o rostinho do bebê esteja ainda maior. 

A preparação do quarto do bebê, das roupinhas e do carinho pode ser uma ocupação interessante para esse momento, para que tudo seja visto com calma, não deixando para a última hora.

Para saber mais sobre gestação semana a semana, continue acompanhando o Minuto Saudável!

Última postagem

Tag